• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Um CBESP para ficar para a história

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

09/05/2022 06:00:01

Mais de 500 participantes entre gestores de instituições particulares de educação superior, especialistas e representantes de órgãos públicos responsáveis pela política educacional do Brasil se reuniram, de 5 a 7 de maio, no XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Unindo todos esses perfis estava o objetivo comum de traçar novos caminhos para a educação superior, tendo a criatividade e a inovação como impulsionadoras dessa transformação.

Em um evento ímpar, tomado pela emoção e pela alegria da retomada dos encontros presenciais, o Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, foi palco de uma intensa troca de conhecimentos e do início da transformação da educação superior rumo às necessidades e diretrizes deste século 21.

Iniciado com a presença de autoridades do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação (CNE), o XIV CBESP resultou na Carta de Florianópolis. Construído após dezenas de palestras, oficinas e debates, o documento apresenta, de forma clara e objetiva, propostas para o desenvolvimento da educação superior no país.

Pautadas no crescimento, na qualidade e na inovação do ensino superior, bem como no fortalecimento da parceria entre os setores público e privado, as proposições resultantes do Congresso deverão nortear a atuação política do Fórum e as políticas públicas para a área nos próximos anos.

Estruturada em dez pontos estratégicos, a Carta de Florianópolis elenca as seguintes prioridades:

  1. Modernizar o marco regulatório da avaliação e da supervisão.
  2. Criar um novo modelo de financiamento estudantil.
  3. Ampliar o ProUni e reabrir o ProIES.
  4. Oferecer linhas de financiamento para estímulo à inovação das IES.
  5. Aprovar uma Reforma Tributária justa para a educação.
  6. Desenvolver mecanismos de integração da educação superior com a educação básica.
  7. Revisar a legislação da educação brasileira para contemplar as metodologias híbridas.
  8. Integrar as IES ao mundo do trabalho.
  9. Ampliar a participação das IES privadas nos conselhos de órgãos de governo.
  10. Estimular a internacionalização da educação superior particular.

Sabemos que o cenário educacional do país é desafiador e que muitos outros pontos poderiam constar na lista. Mas esses foram os escolhidos por conseguirem abarcar os principais entraves para o desenvolvimento da área e por jogarem luz no novo modelo educacional que precisa ser instituído, nos tirando do século 19 e levando, sem escala, para este já nem tão novo, mas cada vez mais desafiador, século 21.

Há anos, a relevância dos debates e seus desdobramentos consagram o CBESP como o maior evento da educação superior. A primeira edição com foco no pós-pandemia não poderia ter sido diferente. Mantendo a tradição, a 14ª edição do Congresso cumpriu sua missão ao apontar rumos e abrir portas para transformações concretas na esfera educacional do país. Seguiremos trabalhando para colocar em prática seus encaminhamentos e confiantes de que dias melhores estão por vir para a educação brasileira e para o setor particular de educação superior. Nos vemos no XV CBESP!

 

8 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020