• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Capte mais! Pergunte-me como!

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

04/07/2022 06:00:01

“Captar alunos é um grande desafio para a sua instituição? Conheça a nossa solução!”

A chamada acima, que parece propaganda de produto milagroso, é, na verdade, um convite para você conhecer a nova plataforma que a ABMES colocou à disposição dos seus associados: a Insights para captação.

Desenvolvida por meio de parceria com a Quero Educação, a ferramenta consiste em um eficiente sistema que filtra os cursos com maior número de buscas para o menor número de vagas ofertadas, ou seja: as melhores oportunidades para trabalhar na captação de alunos para a sua instituição.

Alimentada por dados obtidos na Quero Bolsa, maior marketplace de educação do Brasil, com mais de 157,8 milhões de acessos anuais, a plataforma permite a busca de dados segmentados por critérios como região, modalidade de oferta e área. São inúmeras as análises possíveis que podem mostrar, inclusive, oportunidades mesmo entre os cursos tradicionalmente mais buscados.

Em uma busca rápida pela ferramenta, é possível descobrir que os cursos com maiores gaps em São Paulo/SP são tecnologia da informação, na modalidade semipresencial; engenharia de software (presencial); e design gráfico (semipresencial), com índices de busca/vaga de 3.818, 2.667 e 2.562, respectivamente.

Outros gaps significativos nos cursos presenciais estão nas graduações em Odontologia (São Paulo/SP), Letras (Rio de Janeiro/RJ), Psicologia (Rio de Janeiro/RJ) e Estética (Manaus/AM). Outra constatação é a de que 6 dos 10 cursos presenciais com melhores oportunidades pertencem à área de saúde e bem-estar social.

Tudo isso é uma pequena amostra do potencial da plataforma Insights para captação. Seus números e cruzamentos de dados permitem análises capazes de orientar a instituição de educação superior em tomadas de decisão muito mais eficientes, fazendo com que a captação de novos estudantes deixe de ser uma área nebulosa, ainda muito pautada por tentativas e erros. Com esse novo sistema, a névoa se dissipa e o foco fica muito mais nítido.

É claro que os dados por si não dão conta do trabalho. Um esforço de inteligência precisa ser incorporado a eles, considerando, por exemplo, fatores econômicos, sociais e o perfil da população do território. Contudo, agora as mantenedoras associadas à ABMES têm uma bússola a partir da qual podem traçar seus percursos rumo ao norte.

Não. Este texto não é anúncio de um produto milagroso, mas é o anúncio de uma nova fase para a captação na educação superior particular. Não perca tempo me perguntando como. Conheça agora mesmo a nossa solução!

23 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020