• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A Liga Online e o desenvolvimento de competências a partir de problemas reais

Diana Carvalho

Estudante de Marketing, Diana compõe a equipe de conteúdo, marketing e comunicação da Liga Educacional.

01/07/2022 06:00:01

Diante de um mercado cada vez mais exigente, empresas tendem a procurar por novas soluções que garantam o crescimento do negócio. Nesse sentido, o desenvolvimento por competências tem sido adotado por muitas Instituições de Ensino, que criam profissionais para o mercado com um diferencial competitivo. 

O conhecimento adquirido através do desenvolvimento de competências a partir de problemas reais faz com que o aluno saia da universidade pronto para o mercado de trabalho. A inovação da metodologia ativa possibilita viver em sala de aula experiências reais que acontecerão no dia a dia da profissão. 

 

Mas o que são essas competências? 

São um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com maior eficácia determinadas tarefas, agregando valor e gerando resultados. 

Pensando nisso, a LIGA ONLINE é a primeira multiplataforma de aprendizagem que prioriza o desenvolvimento de competências a partir de problemas reais. Na LIGA, o estudante acompanha e controla sua trajetória acadêmica a partir de cada competência que desenvolve. E, a cada semestre, desenvolve projetos reais, divididos em fases. 

Alguns pontos também devem ser trabalhados pelo estudante, para que a competência de resolver problemas seja desenvolvida. São eles: 

  1. Autoconhecimento – Reconhecer e controlar as próprias emoções é o primeiro passo para deixar de fazer parte do problema e ter uma análise crítica. 
  2. Escuta ativa – Entender e aprender a escutar o outro, ajuda a proporcionar a troca de experiências importantes. 
  3. Comunicação clara – Comunicar-se no tom certo, sendo claro e assertivo é uma competência muito relevante no ponto de vista de solucionar problemas. 

Estudantes e Instituições de ensino precisam evoluir constantemente para superar desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e inovador. O uso de metodologias em sala de aula, é o primeiro passo para o sucesso de novos profissionais do mercado. 

 

 

 

 

8 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020