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Web 3.0: a nova era da educação descentralizada

Daiana Araújo Martins

Full Stack Designer e coordenadora de Inteligência Digital da ABMES

16/12/2022 06:00:01

Acelerada com a pandemia da Covid 19, a mais nova tendência do futuro no mundo virtual já é realidade. A tecnologia Web 3.0 refere-se a um novo marco da era da Internet. Com aspectos de ser bem mais descentralizada, menos dependente de altas tecnologias e muito mais interativa, ela é capaz de oferecer controle de informações, dados e conteúdo, fazendo cada um de seus usuários consumir e compartilhar apenas o que deseja, tendo maior relevância para aspectos como a sua privacidade e autonomia.

A expressão “Web 3.0” foi cunhada por Gavin Wood e Vitalik Buterin (cofundadores da Ethereum), em 2014 e, por meio da tecnologia blockchain, que é um banco de dados armazenado de forma descentralizada e que independe da validação de alguma autoridade, como por exemplo uma rede social, esta tecnologia apresenta-se como uma transformação digital que , pela primeira vez na história da Web, direciona o foco, ao usuário e às suas decisões do que compartilhar ou não com um provedor de serviço.

Esse novo capítulo da era digital não só melhora e desburocratiza a vida do usuário na internet, como apresenta maneiras que permitem que cada ação possa ser metrificada, monitorada e também efetuada online e de qualquer lugar que ele esteja. 

Apenas com essas poucas informações a respeito da tecnologia Web 3.0 já se pode deduzir os inúmeros impactos na área da educação, que cada vez mais avança na direção ao metaverso e das salas de aulas virtuais e, antes de julgar ou ignorar uma tendência, devemos entender minimamente sobre ela e seus efeitos, bem como seus impactos e particularidades para cada área específica.

Entre alguns benefícios da Web 3.0 na área da educação, cabe-se ressaltar:

O aumento da Interatividade, dinamismo e autonomia: o fato de estudar online torna o aluno mais autônomo em relação ao seu ritmo de estudos. O aluno pode escolher o quanto quer estudar, em qualquer hora e lugar, além de controlar seus estudos conforme o ritmo do seu cérebro.

Custos quase nulos: custos com alimentação, vestuário, transporte e deslocamento ficaram para a educação tradicional. Na educação via web, os seus custos são quase nulos, pois a tecnologia reduz uma série de custos.

 Alunos e professores: relações interativas: falar com o seu professor e tirar as suas dúvidas fica mais interessante na educação via web. Com chats, outras plataformas e a possibilidade de acessar a internet para pesquisas que formulem melhor as suas ideias, tirar aquela dúvida com o seu professor ficou mais interativo e personalizado, contudo esse novo aspecto da cultura deve ser incentivado para ser melhor explorado pelo aluno.

Os cursos online em geral estabelecem plataformas de comunicação dinâmica entre aluno e professor de forma a facilitar a vida de ambos. Assim sendo, a relação se torna mais interativa e os professores da EAD são sempre bastante atenciosos.

As vantagens da educação via tecnologia Web 3.0 são inúmeras, porém como em qualquer área ainda existem desafios a serem discutidos e mensurados e avaliados. A simples existência e acesso às ferramentas técnicas em sala de aula não significam necessariamente inovação. Ao contrário, pode até ser um grande retrocesso, pois o computador sozinho não faz nada. É preciso iniciar ações e políticas públicas para realizar treinamentos, ampliar redes de acesso, melhorar a infraestrutura tecnológica, entre várias outras.

Além disso, o aspecto de relações interpessoais também fica prejudicado. A pandemia trouxe inúmeras reflexões para este aspecto e é preciso considerar a importância do contato social, que pode e deve ser incentivado entre os alunos e professores.

 A educação 3.0 traz as tecnologias digitais para a sala de aula para estimular a produção e a troca de conhecimentos, contudo, o foco não deve estar nos objetos técnicos, seus ambientes e aplicativos, mas nas interações, nas trocas, no fazer coletivo. Tudo isso envolve um processo de constante alinhamento entre valores, objetivos e vontade entre docente, máquina e discente, para fazer a mágica de fato acontecer.

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