Quantas ações, projetos, reuniões, encaminhamentos edecisões cabem em 365 dias? Essa é uma conta difícil de ser feita, mas, no ano em que celebramos os 40 anos da ABMES, fica a certeza de que 2022 será para sempre lembrado como um período marcante na história da Associação.
Neste ano que marcou a retomada da “normalidade” após dois anos pandêmicos, o início de mais uma década na vida da ABMES foi repleto de conquistas e novidades, como o lançamento da plataforma de streaming ABMES Plus. Exclusiva para associados, a ferramenta reúne mais de 800 conteúdos de diversos formatos para auxiliar as instituições de educação superior no processo de capacitação, inovação e transformação digital.
Neste ano, os grupos de trabalho se consolidaram como espaços importantes de compartilhamento e produção de conhecimento no âmbito da ABMES. Envolvendo associados e parceiros estratégicos, os trabalhos se dedicaram aos temas da formação docente (em parceria com o Instituto Península, a Anec e o Profissão Docente), da empregabilidade (em parceria com a Symplicity) e dos quadrantes híbridos (em parceria com a DreamShaper), além do grupo Metared X (em parceria com o Instituto Êxito e o Santander Universidades).
Esse esforço concentrado resultou em publicações relevantes para o setor, como Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira: Guia prático com caminhos possíveis, O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente e Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes, todasdisponíveis para download gratuito pela ABMES Editora.
Este 2022 foi um ano intenso também na esfera representativa. Seguindo nossa incansável missão de fortalecer a educação superior e o setor particular de ensino, nos reunimos com representantes governamentais e expedimos ofícios sobre temas de interesse do setor. Entre as principais pautas destacam-se a continuidade da vigência da Portaria MEC nº 1.038 (retorno às atividades presenciais e continuidade das atividades remotas enquanto durar a situação de pandemia); a derrubada do veto 66, referente à inviabilidade de atividades de instituições filantrópicas; e contra a PEC 110 (aumento da carga tributária nas mensalidades estudantis).
Além disso tudo, ainda fechamos 2022 com o cumprimento de todas as atividades continuadas, como o Prêmio ABMES de Jornalismo; a 4ª Delegação ABMES Internacional – Portugal Experience; a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular; a realização de pesquisas e análises de cenário em parceria com a Educa Insights; as Cartas aos Associados; o clipping diário; cursos de formação e qualificação; consultoria jurídica; o blog; o ABMES Regional; os seminários mensais, o podcast “e por falar em educação”; e muito mais!
Tudo isso resultou em diversas conquistas, nas mais distintas esferas. Mas nada se compara à alegria de constatar a satisfação dos nossos associados. Todo o cansaço que costuma recair sobre nós nesta época do ano é recompensado quando recebemos os retornos positivos, sejam em palavras, sejam em números.
Por fim, há que se celebrar o fato de que em 2022 a nossa representatividade foi fortalecida com a ampliação do quadro de associados. Esse movimento não teria acontecido se não tivéssemos na rota certa. E isso nos dá ânimo para tentarmos ser ainda melhores no novo ano que se aproxima. Que venha 2023!
9