• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A Avaliação e a Inteligência das Máquinas

José Rocha

Direção do Colégio Christus
Reitor da Unichristus

26/01/2023 06:00:01

Estudantes do ensino superior demonstram o que sabem quando expõem ideias originais em suas apresentações e avaliações.

Estudiosos da Inteligência Artificial (IA) já disponibilizaram, na internet, site em que o usuário pode descrever sua ideia original em uma frase e solicitar que o site desenvolva o texto. Assim, em poucos minutos, os primeiros parágrafos já podem ser acessados. Esse uso da IA ainda não está bastante desenvolvido; mas, à medida que novos usuários fazem solicitações, ela desenvolve maior vocabulário e enriquece os textos.

Estudantes da Austrália, Inglaterra e EUA já utilizam esse recurso para elaborar seus trabalhos universitários. As universidades, por outro lado, já procuram caminhos que permitam a correta avaliação de seus estudantes para, assim, melhor capacitar os futuros profissionais. Avaliar o desempenho educacional dos alunos utilizando a IA é meta para muitos pesquisadores educacionais.

Algumas instituições, em contrapartida, entendem que o melhor caminho é retornar ao papel e à caneta. O debate está apenas iniciando. As ideias originais e suas aplicações precisam ser desenvolvidas, individualmente, pelo aluno. A criatividade e inventividade são características que nos diferenciam das máquinas ditas inteligentes. Essas características necessitam ser mais estimuladas hoje do que nunca foram na história. Não devemos cogitar em inibir o uso da IA pelos alunos ou dificultar o aprimoramento dessa inteligência.

As instituições de ensino precisam aperfeiçoar seus métodos avaliativos, considerando a utilização da IA. Não podem fugir desse novo desafio, pois, como nos ensinou Isaac Asimov, escritor e bioquímico, "Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los". A utilização da IA não é problema. É desafio. Os cursos superiores precisam utilizá-la em seus processos de ensino-aprendizagem. Estudantes bem capacitados melhor servirão à sociedade e conseguirão, com maior facilidade, atingir os seus objetivos.

 

Artigo publicado no O Povo

16 

Profimed: um equívoco que penaliza o estudante

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

15/12/2025

 

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020