• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Uma rede de redes

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

15/05/2023 06:00:01

Dando continuidade à intensa agenda de capacitação, troca de experiências e muito networking promovida em solo espanhol pela Universia, com apoio do Banco Santander, nos dias 11 e 12 de maio aconteceu, em Múrcia, o encontro de presidentes e reitores das três redes que integram o projeto MetaRed: MetaRed TIC, MetaRed X e MetaRed ESG/ASG.

A iniciativa, que também contou com o apoio da Universidade de Múrcia, teve como objetivo abrir espaços de reflexão e discussão dos eixos que nortearão o trabalho a ser desenvolvido dentro da rede, além de permitir o compartilhamento das atividades realizadas pelas redes tanto na esfera nacional como internacional.

Com um formato mais enxuto do que o do encontro de reitores realizado previamente, em Valencia – que debateu a relevância das universidades para a sociedade e sobre o qual discorri no artigo da semana passada, desta vez o encontro contou com cerca de 70 pessoas dos 10 países ibero-americanos que integram a MetaRed. Com os debates centrados nos próximos passos das redes, também houve abertura para a proposição de ações inovadoras ou novas linhas de atuação.

Além de mim, a MetaRed X Brasil também esteve representada por seu secretário-executivo, Max Damas. Coube a nós apresentarmos, durante uma das reuniões de trabalho, os resultados da pesquisa com jovens empreendedores realizada pela ABMES em parceria com a Educa Insights. Alguns dos principais dados desse levantamento haviam sido divulgados em seminário realizado em abril pela Associação, ocasião na qual a MetaRed X Brasil foi oficialmente lançada, e em breve estarão disponíveis no site da entidade.

Vale lembrar que a MetaRed X consiste em uma rede colaborativa de instituições de educação superior ibero-americanas, promovida pelo Universia e Santander Universidades, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no contexto da graduação, como a criação de startups e o aumento da interação das IES com ecossistemas empreendedores. Seu propósito é o de construir, coletivamente, a maior rede colaborativa de empreendedorismo universitário.

Assim como ocorreu em Valência, o encontro de Múrcia foi marcado pelo elevado padrão de qualidade dos debates e trabalhos. Foram dois dias intensos que, acredito, resultarão em avanços significativos para a MetaRed como um todo, e para a MetaRed X Brasil mais especificamente.

Faz alguns anos que a pauta do empreendedorismo vem se fortalecendo no nosso país e ganhando corpo como um mecanismo eficaz para a superação dos nossos principais desafios socioeconômicos. A criação do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sob a liderança do meu amigo Janguiê Diniz e do qual tenho a honra de ser vice-presidente, foi um marco significativo nesse sentido. Inclusive, a chegada da MetaRed X ao Brasil é um dos frutos do trabalho desenvolvido pelo Instituto.

Se lá atrás eu já tinha convicção do poder de transformação do empreendedorismo, depois desses cinco dias na Espanha (incluindo os dois eventos); depois de tudo que tenho vivenciado como presidente da MetaRed X Brasil, desde o seu processo de construção; e depois de tudo o que tenho acompanhado por meio do Instituto Êxito, essa convicção foi altamente potencializada. E o melhor de tudo: poder compartilhar não só conhecimento, mas também espaços privilegiados de atuação e oportunidades únicas de crescimento com as instituições brasileiras de educação superior por meio da ABMES. Vem muita coisa boa por aí!

13 

16/05/2023

Peterson

Olá! Gostaria de deixar registrado o quanto foi ótimo ler o seu artigo. Sempre estou em busca de informações que possam me ajudar. Seu artigo me trouxe uma série de dicas valiosas, que certamente irei colocar em prática. Achei seu texto muito bem estruturado e informativo, abordando de forma clara. Enfim, queria parabenizá-los pelo excelente trabalho e agradecer por compartilhar seu conhecimento conosco. Obrigado! 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020