• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A Educação é Híbrida

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

12/09/2023 06:00:01

Nunca ouvimos tanto no nosso dia a dia a palavra “híbrido” e suas derivações como “hibridismo” e “hibridização”. Como ocorre com muitos termos novos, acabamos citando-os sem saber o seu conceito ou onde se aplica: veículos híbridos, tecnologias híbridas, energia híbrida, sementes híbridas e trabalho híbrido. Fomos invadidos por essas novas terminologias.

Na educação isso ocorreu fortemente quando as IES precisaram adaptar o funcionamento das suas práticas de ensino ao longo do período pandêmico. No início, o termo usado era o remoto que tinha muito a ver com a transposição de todas as atividades que ocorriam no ambiente presencial para o ambiente virtual. Ou seja, apesar de mudar o ambiente, grande parte das atividades ainda eram o reflexo do ambiente físico, presencial e síncrono. 

Nesse curto (mas, acelerado) período de tempo a sociedade avançou. Percebemos que é possível aprender de diversas formas, em múltiplos e variados espaços físicos e digitais, em grupos grandes, em pequenos grupos, sozinhos, com orientadores, professores, mentores, a qualquer tempo e ao longo de toda vida. 

Logo, o que se pensava somente em “remotizar” para os espaços digitais se transformou em algo muito mais perfeito e claro, o reconhecimento que toda a educação é híbrida em essência, pois surge da combinação integrada de elementos diferentes, com o propósito de criar algo que atenda características distintas ou personalizadas. Assim é o propósito da educação híbrida: potencializar o aprendizado, usando os melhores recursos (métodos, pessoas e tecnologias), por meio de experiências únicas e flexíveis que estejam sintonizadas com o indivíduo e a sociedade.

Importante que fique claro, não estamos aqui falando de modelos de ofertas de ensino, estamos falando de algo mais essencial: a própria natureza da educação que é, e sempre foi híbrida, não limitada apenas pelas tecnologias e os espaços envolvidos. Mais do que os números 60/40 ou 30/70 possam significar, o que precisamos de fato é modernizar nossos modelos educacionais, desenvolver novas habilidades em nossos professores e inspirar nossos estudantes. 

A semente já está hibridizada. Aguardamos que a nova regulação educacional tenha as mãos do mais hábil agricultor e coloque essa semente para germinar com carinho, sabedoria e leveza no terreno fértil que se apresenta. É um jogo que todos saem ganhando, afinal, a Educação é híbrida.

30 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020