• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Raciocínio bayesiano: evidências para entendermos o mundo

Ronaldo Mota

Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

14/09/2023 06:00:01

O chamado raciocínio bayesiano diz respeito ao quanto devemos revisar nossos cálculos iniciais de probabilidade, tendo  em vista fatos novos. O grande mérito do reverendo Thomas Bayes (1701-1761) foi ter sido bem-sucedido em incluir evidências adicionais na crença original  numa determinada hipótese.  

Imaginemos que nossa confiança preliminar numa determinada hipótese seja descrita por “Prior”. Precisamos incorporar à nossa confiança original eventuais fatos novos. Afinal, procuramos a probabilidade atualizada que contemple nossa hipótese inicial mais as evidências complementares, o que chamaremos de “Posterior”.

A grande contribuição de Bayes pode ser resumida pela seguinte equação:

Posterior = (Prior x Verossimilhança)/(Frequência dos dados).

onde a “Verossimilhança” reflete o quão verossímil seria aqueles dados emergirem se a hipótese inicial fosse verdadeira e o denominador, “Frequência dos dados”, é a probabilidade de que os dados apareçam de qualquer maneira, expressando a probabilidade de se obter esses dados quando a hipótese é verdadeira somada à quando a hipótese é falsa.

Exemplificando, suponhamos que uma agressão a um cidadão inocente tendo ocorrido após um jogo de futebol à noite em São Paulo entre o Palmeiras (verde) e o Cruzeiro (azul). A torcida palmeirense ocupava 90% do estádio e a do Cruzeiro 10%. A única testemunha ocular relata ter visto, como agressor, um torcedor de azul.  Dados médicos atestam que aquela testemunha, à noite, identifica corretamente as cores 75% das vezes (acerta 3 em cada 4).

O delegado responsável pelo caso pode ser não-bayesiano ou bayesiano. Se não-bayseano, a resposta provável é que a “responsabilidade cruzeirense” pelo crime seria de 75%. Se bayseano, ele faria o cálculo mais rigoroso, sendo o “Prior”, hipótese inicial de ser azul (0,10), multiplicado pela acuidade visual da testemunha (0,75), dividido pela frequência dos dados, contendo as duas possibilidades, ser cruzeirense (0,10) vezes a chance de correta leitura da testemunha (0.75) adicionado à possibilidade de ser verde (0.90) vezes a chance de erro da testemunha (0,25). O delegado bayseano descobriria que a chance de ser um cruzeirense é, de fato, de 25%, um terço somente da chance identificada pelo outro delegado.

Ser ou não ser bayseano no caso acima interfere diretamente na capacidade de decifrarmos um crime, mas a aplicação da estatística correta está presente em todas as demais áreas, tais como ciência, saúde ou política, auxiliando a entendermos melhor o mundo à nossa volta.

19 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020