• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Na melodia da inovação

Mauricio Henrique Beccker

Head de Inovação
Agência de Inovação

09/08/2024 11:18:50

Quem realmente me conhece sabe que adoro traçar paralelos entre a cultura pop e a vida. Ao escrever este artigo não poderia fazer diferente. E, por isso, escolhi uma música emblemática do gênio David Bowie chamada “Changes”.  

"Vire-se e enfrente o estranho (Turn and face the strange)," ecoa a voz de David Bowie. Estas palavras, mais do que uma simples letra de música, são um chamado à transformação, um hino para nós, inovadores. E no mundo da educação, onde estou imerso, essa transformação é mais do que necessária; é vital. 

Aos 35 anos, assumi o desafio de me tornar gestor de inovação em um grande grupo educacional. Mas logo de cara, confrontei-me com uma realidade paradoxal: muitos colegas, de diferentes idades, falando sobre inovação, mas poucos verdadeiramente dispostos a mudar. Por que é tão difícil alterar mindsets arraigados? Por que, mesmo reconhecendo a necessidade de mudança, resistimos a ela? 

A música de David Bowie me faz pensar: estamos realmente prontos para "enfrentar o estranho"? Na gestão educacional inovar não é apenas implementar novas tecnologias ou metodologias como muitos acreditam; inovar é uma batalha contra os "anticorpos" da inovação - aqueles mindsets e estruturas resistentes à mudança. 

Aliás, lidar com resistência é exaustivo. Mas a pergunta que devemos fazer é: podemos nos dar ao luxo de não mudar? O mundo está em constante evolução, e isso não é uma novidade. Na verdade, o mundo é sinônimo de evolução. A pandemia global acelerou essa transformação, mostrando que a educação não pode permanecer estática. Como gestores educacionais, como podemos liderar essa mudança sem sucumbir ao medo de arriscar? Aliás, estamos perdendo o timing. 

"O tempo pode me mudar, mas não consigo traçar o tempo (Time may change me, but I can't trace time)," canta David Bowie. Esta frase me faz questionar: estamos tentando traçar o tempo, mantendo-nos presos a práticas ultrapassadas, ou estamos permitindo que o tempo nos transforme? Como gestor, aprendi que mudar mindsets é um processo lento e desafiador, mas não impossível. A persistência é a chave. Mas como manter essa persistência diante de obstáculos aparentemente intransponíveis? 

Nas salas de aula e nos corredores administrativos, as inovações são visíveis – mas essas mudanças são suficientes? Estamos realmente abraçando novas ideias e perspectivas, ou apenas aplicando uma camada superficial de "novidade" sobre estruturas antigas? Como gestores, como podemos cultivar um ambiente que não apenas tolera, mas celebra e incentiva a inovação verdadeira? 

A música de Bowie nos desafia a ser diferentes, a ser inovadores. Mas como podemos efetivamente ser estes agentes de mudança em um ambiente que muitas vezes parece resistente a ela? Como podemos inspirar outros a se juntarem a nós nessa jornada de transformação? 

"Ch-ch-changes," o refrão se repete, num lembrete de que a mudança é inevitável, mas também é uma grande oportunidade. É um convite para cada um de nós, especialmente nós gestores educacionais, sermos parte ativa dessa melodia de inovação. Não é suficiente apenas aceitar as mudanças - devemos ser os compositores, os músicos, os maestros dessas mudanças. 

"Só tenho que ser um homem diferente (Just gonna have to be a different man)," nos desafia e conclama Bowie. Está na hora de sermos diferentes. Está na hora de encararmos o estranho, dançarmos ao ritmo da mudança e sermos os maestros da transformação na educação. E você, está pronto para ser parte dessa melodia?

Mauricio Henrique Beccker

16 

A estreita relação entre IA e a gestão da educação superior

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

14/07/2025

 

Uma cultura organizacional adequada é a base para a gestão de riscos psicossociais

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

10/07/2025

37 

O Papel das Soft Skills na Formação Profissional do Século XXI

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

08/07/2025

16 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020