Com 2024 prestes a dar adeus e 2025 na fase final dos preparativos para começar com tudo, é chegado aquele momento de parar um pouco, respirar fundo e refletir sobre a trajetória percorrida desde aquele já distante 1º de janeiro, quando a Terra iniciou esta longa jornada ao redor do sol cujo espaço de tempo chamamos de ano.
Na esfera pessoal, os últimos 365 dias foram de enormes realizações. Da nomeação como conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselhão do governo federal ao lançamento do livro Educação Mais Inteligente, passando pelo fortalecimento e conquistas da UniCarioca, é difícil dizer qual foi a mais significativa. Provavelmente, porque todas sejam igualmente representativas, cada uma no seu devido contexto. Mas este não é um texto sobre mim.
Como gosto de fazer todo final de ano, quero dar um breve panorama do que foi este 2024 para a ABMES. E aí, seguindo a trend do momento, me peguei pensando sobre como posso ficar triste se este ano a Associação…
Deu contribuições significativas para a revisão das diretrizes e o novo marco regulatório da educação a distância (EAD); seguiu atuando com firmeza na defesa dos programas sociais de acesso à graduação, como o Fies e o ProUni; participou do Grupo de Trabalho Interinstitucional com a finalidade de produzir subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica; garantiu participação no Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), tendo a Dra. Patrícia Peck como sua representante.
Como ficar triste se a ABMES estabeleceu uma parceria inédita com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) visando a promoção de uma educação empreendedora voltada para jovens que integram o Cadastro Único do governo federal e viu ganhar força a defesa de pautas estratégicas como a regulamentação de universidades especializadas?
No que diz respeito ao relacionamento com os associados, a alegria se concretiza por meio de números como as 434 consultorias realizadas; os 15 novos episódios do podcast E por falar em educação; as 601 pessoas capacitadas pelos sete cursos ofertados; os três encontros regionais que reuniram 314 participantes em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF); e as sete instituições de educação superior visitadas durante a 6ª Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience.
Como ficar triste se, em 2024, o Prêmio ABMES de Jornalismo bateu novo recorde de inscrições e premiou mais seis jornalistas; o Prêmio Fernando Braga anunciou os vencedores da 1ª edição e abriu novas inscrições; a Campanha da Responsabilidade Social totalizou mais de 8,5 mil atividades por todo o país; e a ABMES Editora lançou nove publicações com mais de 2,3 mil downloads, incluindo títulos de autores como o super influencer Joel Jota e o inigualável Max Damas?
E como ficar triste se, além de tudo isso, a Associação ainda foi extremamente bem sucedida em todas as ações que desenvolveu em parceria com o Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular? Após mais de 10 anos de muito trabalho, vieram vitórias expressivas no contexto da Reforma Tributária; a campanha Educação Mais Forte se consolidou e ganhou novos patamares; e o XVI Congresso Brasileiro da Educação Superior (CBESP) ficou marcado como uma edição histórica.
Toda essa alegria somente foi possível porque por trás de cada ação havia um capital humano inigualável no seu comprometimento com a defesa da educação superior do país. Por isso, não posso encerrar este texto sem agradecer imensamente ao Conselho de Administração, a quem cumprimento na pessoa do seu presidente Janguiê Diniz; aos meus vice-presidentes Débora Guerra e Daniel Castanho; a cada membro da diretoria; aos associados que seguiram conosco e nos apoiaram ao longo de mais um ano; e à aguerrida e extremamente competente equipe da Associação, a quem agradeço nas pessoas dos diretores Andrei Candiota e Bruno Coimbra.
Definitivamente, em 2024 a ABMES brilhou! É verdade que foi um tempo de desafios, mas também de muitas conquistas e felicidades que merecem e devem ser celebradas. O novo ano está à nossa espera logo ali na esquina, e nós estamos preparados e empolgados com o que ele há de nos trazer. Que venha 2025!
5