No bojo das celebrações pelos 35 anos do Centro Universitário Carioca (UniCarioca), nos pegamos refletindo sobre um período crucial dessa história: os últimos cinco anos. Embora cronologicamente seja um espaço de tempo relativamente curto, foram dias de grandes desafios, sendo a maior parte imposta pela pandemia de covid-19 que parou o planeta, e de intensas transformações.
O resultado dessa reflexão, com o detalhamento das principais mudanças experimentadas, está consolidado no e-book A Transformação Digital da UniCarioca - 2020 a 2025, disponibilizado em março no site da instituição. Em vez de lamentar ou de criticar tudo o que aconteceu naquele momento histórico e nos anos que o sucederam, a publicação é o relato de como é possível inovar, acolher e empreender em momentos de crise.
Nela, narramos, por exemplo, que quando o ensino remoto deixou de ser uma opção para se tornar a única possibilidade, nós não nos contentamos em buscar uma solução para equalizar a situação naquele momento. Fomos além e investimos na educação a distância como uma estratégia de crescimento institucional, garantindo que a qualidade acadêmica fosse mantida e ampliada. Nessa linha, criamos novos polos, lançamos cursos e trouxemos a tecnologia para o centro da experiência do aluno.
Além disso, no momento em que a carência de profissionais da área da saúde ficou ainda mais evidenciada, inauguramos os cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia e biomedicina. Para isso, investimos fortemente na transformação de uma das nossas unidades, incluindo a instalação de laboratórios modernos e de uma clínica-escola.
Nos últimos cinco anos a instituição também passou por uma reestruturação nas operações, com a otimização de processos e o fortalecimento da gestão; pela ampliação da pós-graduação, com a consolidação do mestrado e o lançamento do doutorado; e pela criação do programa Acolher, focado na comunicação e na integração de cada estudante, visando seu sucesso na jornada acadêmica. E ainda desenvolvemos a Nica, nossa assistente virtual alimentada por inteligência artificial (IA) que tornou a experiência na instituição mais personalizada e eficiente.
É incrível pensar que tudo isso foi realizado em um espaço de tempo tão curto quanto o compreendido em cinco anos do nosso calendário ocidental. E em um dos momentos mais disruptivos e desafiadores da história da humanidade, quando a própria existência humana chegou a ser posta em cheque.
Hoje, passada a turbulência ocasionada pela pandemia e colhendo os frutos plantados a partir das oportunidades que se apresentaram, não há dúvida de que a UniCarioca é uma instituição forte, estabelecida e com grande potencial para crescer muito mais, pois tem suas bases fincadas na inovação, no empreendedorismo e, acima de tudo, no acolhimento.
Como eu digo no texto que abre o e-book, “Nosso compromisso é com o futuro – um futuro em que cada aluno tem o suporte necessário para realizar seus sonhos; no qual a tecnologia impulsiona a educação; e vidas são transformadas por meio do conhecimento”. Por isso, “seguimos firmes, juntos e prontos para o que vier. A UniCarioca não apenas acompanha as mudanças do mundo: ela as antecipa e lidera”.