• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Uma nova era para o atendimento acadêmico

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

07/04/2025 09:00:00

O uso da inteligência artificial (IA) no contexto da educação superior não é exatamente uma novidade. Faz algum tempo, especialmente nos últimos cinco anos, que o processo de ensino e aprendizagem passou a contar de forma exponencial com ferramentas que facilitam tarefas e otimizam processos. Contudo, hoje quero me dedicar à sua utilização para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica.

 

Uma dessas frentes consiste na implementação de chatbots alimentados por IA. Instituições de educação superior que já aderiram à novidade perceberam que o recurso tem se mostrado bastante eficaz para melhorar a comunicação e o suporte à comunidade acadêmica. Isso porque essas ferramentas oferecem respostas rápidas a perguntas frequentes, auxiliam na navegação por processos administrativos e reduzem a carga de trabalho das equipes de atendimento, permitindo que se concentrem em questões mais complexas. ​

 

Comumente chamadas de “assistente virtual”, essas ferramentas têm sido uma prova viva de que o investimento em tecnologias avançadas no ambiente das IES pode, e deve, ir muito além do processo de ensino e aprendizagem​, impactando positivamente para uma gestão mais estratégica e eficiente das instituições educacionais.

 

Nas salas de aula as ferramentas de IA têm o potencial de personalizar o aprendizado, oferecer feedback em tempo real e apoiar tanto estudantes quanto professores em suas atividades diárias. Em um futuro breve, acredito que teremos sistemas ainda mais sofisticados, tornando a educação superior cada vez mais inclusiva, eficiente e adaptada às necessidades individuais.​

 

Já na gestão institucional, uma assistente virtual é uma das possibilidades. Ela aprimora a experiência acadêmica das pessoas que são a razão de existir da instituição. Isso porque está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pronta para fornecer informações precisas e atualizadas sobre aspectos como o calendário acadêmico, orientações financeiras e procedimentos institucionais. Essa disponibilidade contínua garante que alunos (e também docentes, por que, não?) tenham acesso imediato aos dados e conteúdos de que precisam, promovendo maior autonomia e praticidade em sua rotina acadêmica.

 

Atenta a esse amplo universo de possibilidades, a UniCarioca acaba de lançar sua assistente virtual, a Nica. Alimentada por inteligência artificial (IA), integrada ao WhatsApp e totalmente preparada para atender às principais dúvidas e demandas dos nossos estudantes, ela nasceu com o claro propósito de enriquecer ainda mais a experiência dos alunos e colaboradores da instituição.

 

Como sempre faço nos artigos em que menciono conquistas da ABMES, gostaria de expressar minha sincera gratidão aos colaboradores da UniCarioca que se dedicaram ao desenvolvimento e à implementação da Nica. O compromisso de cada um com a inovação e com a excelência educacional foi fundamental para a concretização deste projeto.​

 

Por fim, ressalto a importância de que as instituições de educação superior brasileiras estejam atentas para as possibilidades e as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. Precisamos estar focados na oferta de uma educação que acompanhe as tendências atuais, mas que também antecipe as demandas futuras. Além disso, acredito que a integração responsável e ética da inteligência artificial à rotina acadêmica e ao processo de formação é um passo essencial para preparar nossos alunos para os desafios de um mundo em constante transformação.

2 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020