• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O encerramento de um ciclo e o começo de um novo

Celso Niskier

Vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca

12/05/2025 16:00:00

Nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, fecho um ciclo de seis anos, ou duas gestões, à frente da nossa Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a ABMES. Foi um período de trabalho intenso, marcado por algumas preocupações e desafios inesperados. Entretanto, acima de tudo, foi um momento de profunda transformação e incontáveis aprendizados na minha jornada em prol do fortalecimento do setor privado de educação superior e da área educacional como um todo.

No que diz respeito ao período de 2019 a 2022, muito já foi dito quando do seu fechamento. Demos continuidade ao trabalho exitoso que estava em curso, e fomos além. Expandimos projetos e serviços, fortalecemos a visibilidade institucional e abrimos novas frentes de atuação, fazendo com que a ABMES consolidasse ainda mais o seu papel estratégico no cenário da educação superior brasileira. Uma síntese detalhada do que foi realizado naquele momento, que, além das atribuições regulares, contou com todos os desafios impostos pela pandemia de covid-19, está disponível no Relatório da Gestão 2019-2022.

Dessa forma, quero aproveitar este espaço para falar um pouco sobre os últimos três anos. Dando sequência ao compromisso assumido desde o princípio, seguimos com uma administração focada no estabelecimento de uma entidade de todos e para todos. Para isso, a Gestão 2022-2025 manteve-se profundamente comprometida com a seriedade do trabalho e com a missão institucional da ABMES.

Para ampliar os espaços de escuta e diálogo, fortalecer a base associativa e construir pontes entre as diversas realidades que compõem o ecossistema da ABMES, consolidamos uma gestão que integrou instituições de diferentes regiões, portes e modelos de atuação, promovendo não apenas o crescimento do número de associados, mas também a diversificação e qualificação da representação institucional.

Em um contexto de incertezas econômicas, mudanças regulatórias e reestruturações institucionais, a Associação registrou um aumento de 25% no número de grupos educacionais associados e de 5,42% no de mantenedoras. Além disso, em relação a 2019, houve a expansão de 112% na quantidade de unidades educacionais representadas. Assim, a ABMES reafirmou seu papel como uma entidade nacional, plural e verdadeiramente representativa.

Os esforços empenhados nos últimos três anos também resultaram na ampliação da atuação política. A Associação ganhou assento em instâncias estratégicas como o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão” da Presidência da República; o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares); o Conselho Nacional de Educação (CNE); a comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG/Capes), para o decênio 2021-2030; e os grupos de trabalho do Fórum Nacional de Educação (FNE) e de elaboração de subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Na esfera educacional, os anos de 2022 a 2025 foram de recuperação, adaptação e modernização. Após a pandemia e seus desdobramentos, as instituições de educação superior ampliaram o investimento em novas tecnologias educacionais, em modelos híbridos de aprendizagem e em políticas de permanência estudantil. Essa nova realidade evidenciou que a educação brasileira, finalmente, sairia do século 19 rumo ao século 21.

Esse cenário nos estimulou a investir ainda mais na estruturação da ABMES para o futuro. Para isso, elaboramos e implementamos um planejamento estratégico de longo prazo; efetivamos a entrada definitiva na Era da Inteligência Artificial, com investimentos em plataformas tecnológicas, automação e ferramentas baseadas em IA; promovemos eventos, publicações e formações sobre o tema; e aprimoramos nossos canais de comunicação institucional.

Em outra frente não menos relevante, seguimos dando destaque para a equidade e a inclusão. Acreditando na educação como instrumento de transformação social, a Gestão 2022-2025 promoveu debates, articulações e ações voltadas à democratização do acesso e à permanência no ensino superior. Assumimos, com firmeza, o compromisso de lutar por uma educação mais acessível, justa e plural, pilares essenciais para a construção de um país mais desenvolvido e menos desigual.

Por fim, mais do que apresentar números e resultados, este texto tem como objetivo ressaltar o fortalecimento dos nossos valores institucionais. A ética, a escuta ativa e a transparência nortearam as decisões da Gestão 2022-2025, e nada disso teria sido possível sem o apoio incondicional do presidente do Conselho de Administração, Janguiê Diniz; e dos vice-presidentes, Débora Guerra e Daniel Castanho. Juntos, fomos um quarteto imbatível na condução da ABMES e das pautas prioritárias para o setor privado de educação superior. Meus sinceros agradecimentos a vocês.

Gratidão também à Diretoria, sempre incansável na defesa de uma Associação sustentável e representativa, comprometida com o interesse público e a qualidade da educação superior brasileira. Foi um privilégio contar com o apoio de cada membro desse valoroso grupo ao longo de toda essa jornada. Assim como foi grande a satisfação de aprender, dialogar e tomar decisões em conjunto com os nossos associados, sempre dispostos a contribuir com o fortalecimento da Associação. Muito obrigado a cada um de vocês.

E, claro, eu não poderia encerrar os agradecimentos sem mencionar as pessoas que, no dia a dia, fazem a ABMES. Foi um grande prazer trabalhar com uma equipe executiva tão comprometida e aguerrida, a quem agradeço nas pessoas do diretor executivo, Andrei Candiota; do diretor jurídico, Bruno Coimbra; e da gerente de operações, Sabrina Moraes.

Neste momento de despedida, quero registrar a enorme satisfação por ter tido a oportunidade de liderar uma entidade tão representativa e significativa para a construção de um Brasil melhor. Ao lado do sentimento de dever cumprido que me preenche, está o desejo de seguir contribuindo para a construção de uma Associação cada vez mais forte e conectada com os desafios do presente e as tendências para o futuro.

A boa notícia é que esse desejo será concretizado, pois seguirei atuante na ABMES em duas frentes estratégicas: como presidente do Conselho de Administração e como vice-presidente, ao lado dos competentes e visionários professores Beatriz Eckert-Hoff e Henrique Sartori. A exemplo do que ocorreu na Gestão 2016/2019, será um enorme prazer contribuir para a presidência do meu amigo e parceiro Janguiê Diniz, a quem desde já desejo muito sucesso. Além disso, enquanto conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), seguirei firme na defesa dos legítimos interesses da Associação e do Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Particular.

Sigamos, portanto, unidos na promoção de um setor privado de educação superior mais forte e reconhecido pelos relevantes serviços prestados ao país, bem como na construção de um ensino superior mais em sintonia com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade atual.

Os últimos seis anos foram de muitas realizações e conquistas; tenho plena convicção de que assim também será o próximo ciclo da ABMES. Seja bem-vinda, Gestão 2025-2028!

 

O novo marco regulatório da EAD e seus impactos econômicos

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

16/06/2025

 

Rituais de consumo e laços emocionais

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

11/06/2025

 

Sustentabilidade na Educação: Integrando Práticas Ecológicas ao Currículo Escolar

Celso Niskier

Vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca

10/06/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020