18/09/2011
Fábio Marcelo Trindade
Olá professora boa tarde!
Sou professor tutor em modelos presenciais e EAD, é muito importante a interação aluno professor e polo para bom andamento do processo, é claro que esta modalidade precisa ser reconhecida ao aluno, pois no dia-a-dia ele precisa saber e entender que este tipo de edcação precisa de empenho e velocidade, tento levá-los sempre na mesma direção ao objetivo da organização.
17/08/2011
paulo roberto da silva e chagas
Concordo plenamente quando diz que EAD nao é brincadeira, mas infelizmente ainda existem pessoas que nao levam isso à serio, nao se dao conta da importancia e da maravilha que essa modalidade de ensino trouxe para nos. Quantas pessoas eram privadas do ensino superior por diversos motivos e agora podem realizar seu sonhos de ter um curso e consequentemente ter uma vida melhor.
17/08/2011
ilza francisca carlos
A educação a distancia tem aberto muitas portas para quem quer ter um curso superior. Facilitou muito a vida de pessoas que sonhavam mas por um motivo ou outro não conseguiam frequentar uma faculdade.Mas primeiro o aluno precisa buscar uma que leva esse ensino à serio e depois se conscientizar de suas responsabilidades e ter compromisso com o curso, usar de todas as ferramentas disponíveis para se obter um maior aprendizado. E acho que com uma boa supervisão é possível ter grandes e ótimas universidades com ensino à distancia.
11/08/2011
Maria Lucia
Parabéns professora pelo trabalho, eu tembém acredito muito na educação,uma vez que é a unica forma de se alterar a vida de uma sociedade,independente da modalidade precisamos discutir sim, novas forma de atrair pessoas buscarem a educação e é inegavél que o modelo EAD tem atraido muito mais pessoas que o presencial,percebo que isso se dá a lógica do mundo globalizado além dos demais fatores que tem influenciado as pessoas. No cenário das tecnologias é inviável que a forma de se educar ainda possa permenecer na verticalização onde o professor fala e o aluno escuta e obedece se de vez em quando ele tiver ousadia ele participa caso contrario só escuta. Atuo como tutora esencial e o interessante na EAD que samos estimulados para desenvolver o protagonismo do aluno o tempo todo e fazer com que de fato aconteça a participação e aprendizado.
07/08/2011
Marco Mazzaro
Olá Profa.,
Realmente virou moda o EAD mas gostaria de dizer que parte desta demanda não foi feita pelos alunos e sim pelas instituições de ensino. Muitas delas viram no EAD a possibilidade de aumento de receita com redução substancial do valor pago por hora/aula.
Não quero dizer que isso é ruím... apenas estou argumentando de uma outra forma sobre a "demanda" criada pelas novas tecnologias.
Abraços a todos e em especial ao alunos da pós em EAD da Anhanguera de Campo Grande - MS.
06/08/2011
Tarcísio Schneider
Olá professora!
Tarcísio Schneider, sou professor no modelo de Ensino Presencial e agora também aluno de Pós-graduação no modelo de Ensino a Distância.
O que percebo é que a Educação a Distância está abrindo cada vez mais portas para os estudantes, sem condições de freqüentar um ensino presencial, para fazer os seus cursos de graduação ou de pós-graduação. Assim, se qualificando para a disputa de vagas no competitivo mercado de trabalho.
Com certeza a Educação a Distância é o caminho para aquelas pessoas que não tem como freqüentar o ensino presencial. No Ensino a Distancia o aluno planeja o seu tempo, tarefas e não se limita apenas aos conteúdos das aulas.
Como aluno do Ensino a Distância quero parabenizá-la pelo excelente trabalho, Professora Angélica, posso dizer que gostei da expressão de suas idéias e convicções.
25/07/2011
Célio dos Santos Júnior
Célio dos Santos Júnio : Sou professor, já realizei uma pós graduação a distância a qual superou minhas expectativas e no momento estou realizando um outro curso a distância. Acredito que a educação atrelada à tecnologia e à internet permite novas formas de aprendizagem, basta o aluno tirar proveito dessas oportunidades ser disciplinado e organizado que terá sucesso.
Precisamos destituir deste paradigma que a Educação a distância é inferior a presencial, concordo com os que dizem que devemos ter um orgão que monitore a qualidade destes cursos, pois, a Ead veio para ficar, penso que desta forma consigamos elevar o nível de conhecimento e cultura de nosso país, ainda carente disto.
20/07/2011
Roger Santos
Boa noite, Professora!
Sou professor do ensino superior de graduação e pós-graduação em modelos presenciais e EAD.
Neste momento, concomitantemente à função de docente, iniciei uma Especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância (Universidade Anahnguera - UNIDERP), através do sistema EAD. Ou seja, praticamente "estréio" como aluno nesta modalidade de ensino.
Por conta disto, experimento todas as ferramentas e sensações dispostas aos acadêmicos optantes por cursos não presenciais. O fato é que considero valiosas as experiências que estou adquirindo.
Neste primeiro módulo, praticamente tivemos um desafio de aprendizagem (atividade prática) cujo objetivo é, além de aprimorar o conhecimento através da interatividade em blogs consistentes em informação sobre o EAD, a formatação de um blog particular, no sentido de compreender e consolidar o uso e aplicação de uma das ferramentas do sistema de ensino à distância, baseada nas rede sociais da web 2.0. Tal exercício, além de estimulante, está se tornando uma ferramenta real de trabalho a ser alimentada em minha atividade docente.
Por estas informações, concordo plenamente com suas idéias quando referes sobre a qualidade do ensino à distância. Obviamente, a procura por instituições sérias e de qualidade notória (seja baseada em indicadores do MEC, ENADE, ou revistas especializadas) darão o suporte necessário para que o acadêmico obtenha o suporte fundamental para sua aprendizagem.
Porém, a aplicação e comprometimento com a aprendizagem é extremamente subjetiva, sendo este o ponto conflitante no momento.
As inovações tendem a requerer um esforço de adaptação cultural e tecnológica que, muitas vezes, não são percebidas pelos seus usuários/consumidores.
Enquanto professor, sempre discurso sobre a importância da autonomia da aprendizagem, baseado nas tecnologias contemporâneas e acesso à informação de meus alunos, argumentando que meu papel é muito mais orientativo, face às minhas experiências profissionais (docentes/mercado), do que propriamente de ensino.
E agora que desempenho meu papel de acadêmico de curso EAD, compreendo que esta adaptação anteriormente relatada é comportamental e exigirá algum tempo, até que a proposta seja concebida pelo papel a ser desempenhado. E embora o ensino a distância não seja historicamente uma novidade (haja visto que muitos institutos desempenharam este papel através dos métododos de correspondência, tv, rádio, entre outreos), enquanto aplicada ao uso da web e mecanismos virtuais, encontra uma certa dificuldade pela carência de alfabetização tecnológica da população brasileira. É justamente por esta razão que imagino este cenário, no qual determina o ajuste de duas gerações distintas para assimilação desta alfabetização tecnológica para compreender a necessidade da auto-aprendizagem baseada nos mecanismos de tutoria e suportes no sistema EAD.
Por fim, agradeço imensamente a disposição deste artigo, pedindo desculpas pelo excesso textual deste comentário.
Parabéns pelo seu trabalho e pela expressão de suas idéias.
Atenciosamente,
Roger Santos
19/07/2011
Renata Reis
Olá professora, o Professor Wolmer Tavares me passou seu link e gostei do seu trabalho. Passando para parabenizá la.
Renata Reis
Tutora EAD - UNINTER