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A Psicopedagogia na Educação Superior

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04/08/2011 04:22:11

Emerson Luiz de Castro Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva, Psicopedagogo e Mestre em Direito ***
É de conhecimento de toda a comunidade acadêmica que grande parte dos alunos recebidos na Educação Superior, e em especial a Educação Superior Privada, apresenta inúmeras deficiências não só quanto a conteúdos específicos da Educação Básica, mas também problemas cognitivos. Ainda, a Educação Superior lida muitas vezes com professores extremamente qualificados em titulação e em formação em suas áreas de conhecimento, mas que não apresentam formação pedagógica necessária para lidar com um alunado diferenciado e cada vez mais necessitado de apoio e mediação, uma vez apresentarem-se limitados em sua autonomia de aprendizagem. Assim, acredito que a absorção de processos e medidas psicopedagógicas e a promoção do trabalho de um profissional dessa área poderá significativamente impulsionar as relações ensino aprendizagem, melhorando as performances docentes e discentes. Nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC, já encontramos a pontuação quatro e cinco, na dimensão apoio ao discente, para instituições que oferecem serviço de apoio psicopedagógico. Além disso, acredito que a atuação desse profissional desde o primeiro período poderá, por meio das melhorias do potencial de aprendizagem dos alunos, o desempenho dos mesmos no ENADE. É um projeto que deve ser avaliado, mas que com segurança trará benefícios não só para os alunos, mas para os professores e a instituição. Leia mais sobre o tema: http://revista.fundacaoaprender.org.br  

04/08/2011

Patrícia Segatto

Caro Emerson Luiz, Muito interessante sua colocação, pois sou pós-graduanda em Psicopedagogia e sou estagiária na própria instituição atendendo alunos com queixas/sintomas de dificuldades de aprendizagem. Alguns professores e funcionários tiveram interesse em participar do atendimento psicopedagógico e a instituição pensa em estendê-lo à comunidade acadêmica e moradores do entorno. A única dificuldade consiste em lidar com os "rótulos" de quem está em atendimento: entender que ele não é fracassado nos estudos e que todos temos potencial para aprender, e que aprendemos de formas diferentes. Felicitações e um grande abraço!

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