Ângelo Machado
Caro Profº Maurício. Achei pertinente a abordagem do seu artigo, porém discordo do comentário postado pela Sra. Angélica. Quem terá a competência p/ dizer se tal conteúdo é relevante ou não? Pode não ser em determinado momento, mas poderá ser em outro. A aprendizagem envolve outros aspectos além do pragmatismo.O conteúdo a ser transmitido deve ser avaliado por professores da área, que pressupõe-se, estão conectados com as necessidades de sua área de atuação. Em um mundo sistêmico como o que vivemos, as necessidades de conhecimento mudam a todo instante.
Angelica
Boa tarde Prof. Maurício,
Que bom foi ler o seu artigo e perceber que eu não estou louca quando digo que a aprendizagem tem que ser significativa, em todos os níveis escolares.
Eu sempre digo aos professores e aos futuros professores, que nossa preocupação primeira, ao elaborarmos nossos planos de ensino, deve ser a utilidade daquilo que se vai ensinar ou transmitir.
Sempre sugiro que se perguntem "para que serve este conhecimento, onde ele será aplicado, que diferença fará para estes alunos a aquisição deste conhecimento?" É uma maneira de refletirmos sobre o que ensinamos e o que aprendemos.
Parabéns pelo artigo e obrigada por compartilhar com tanta simplicidade um texto tão rico.
Angelica