Renata Damásio
Consultora Sênior da Cia de Talentos
***“Tem coisas que nós temos que saber que não estão no Google, pense nisso! Onde você vai encontrar? Só entrando em você mesmo todos os dias da sua vida”. É com essa frase do jornalista Marcelo Tas que o livro “Carreira: você está cuidando da sua?” inicia uma importante discussão: há uma receita de sucesso para o profissional em início de carreira? O que vinte e um profissionais das mais diversas áreas de atuação profissional e que chegaram lá têm em comum? As respostas dessas perguntas não demoram a surgir quando os títulos de cada capítulo do livro denunciam: você é o protagonista da sua carreira! Não existem regras, dicas e receitas de sucesso que possam ser efetivas na trajetória profissional de alguém, caso não inclua a reflexão de quem é esse profissional e aonde ele quer chegar.
Na carreira, assim como na vida, é preciso fazer escolhas. E para fazê-las sem arrependimento ou sofrimento é necessário autoconhecimento. Quem sou eu? Quais são os meus valores? Qual o meu propósito de vida? Como eu defino sucesso? Quais são os meus talentos? Sem as respostas dessas reflexões fica muito difícil fazer escolhas profissionais. Ainda mais no atual cenário, no qual há muitas opções de carreira e as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho só tendem a crescer.
Caso o profissional opte por olhar para o mercado de trabalho e só depois olhar para si, corre o risco de conviver diariamente com um sentimento de frustração pelas escolhas realizadas. E não é só o jovem em início de carreira que pode ter dificuldade em responder às perguntas de autoconhecimento, existem muitos executivos que depois de uma longa caminhada, não conseguem mais dizer quem são e muito menos definir o que é esse sucesso que tanto buscam.
As escolhas profissionais não iniciam apenas no período do vestibular e da graduação. A história de vida de todo e qualquer profissional conta bastante sobre quem ele é, como faz escolhas e quais são seus valores. Trabalhar em um lugar no qual as pessoas da sua equipe não têm empatia pelos mesmos valores e crenças pode ser muito desgastante, já que exige, a todo o momento, ter de defender aquilo que considera importante. As escolhas mais assertivas que fazemos ao longo de nossas vidas, estão relacionadas com o respeito pelos nossos valores. Essa conclusão foi um dos itens mais citados pelos diferentes profissionais que compartilharam suas histórias de vida e carreira no livro.
Com o aumento da expectativa de vida, cada vez será mais comum que as pessoas mudem diversas vezes de carreira ao longo da vida, e isso não é e nem será um problema se as mudanças forem feitas respeitando interesses e se os profissionais encararem-nas como possibilidades de transformação e maturidade. Podemos mesmo ter vários talentos e coisas que gostaríamos de fazer; talvez, então, tenhamos reais oportunidades de explorar todos esses talentos e desejos.
O importante é saber priorizar as escolhas que estão mais alinhadas com cada momento de vida e aproveitar os diversos momentos para se preparar para a vida profissional. Há quem acredite que a vida universitária não será útil na construção de uma carreira de sucesso e nessa conclusão pode haver um engano. As matérias do primeiro ano podem ajudar no desenvolvimento de uma capacidade de análise valorizada no mercado de trabalho; os colegas e professores ao redor podem facilitar no autoconhecimento e na construção do networking, itens tão fundamentais para uma trajetória profissional.
O professor, escritor e empresário José Augusto Minarelli explica o conceito do networking de forma rápida e objetiva, trazendo uma visão um pouco diferente da visão norte-americana, que é focada apenas em negócio. A ideia dele sobre a rede de relacionamentos é mais humanista, já que para ele é algo de extremo valor para a vida e para a carreira, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefício de todos.
O networking não é uma via de mão única, e não deve ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo; ao contrário, não tem relação com o indivíduo, mas com o social: é uma maneira de aproximar as pessoas, de gerar reciprocidade, solidariedade e também conhecimento, acesso a oportunidades, fazer negócios e tantas outras coisas.
E depois de se conhecer e aos demais ao seu redor é preciso encarar os processos seletivos. Buscar uma empresa na qual os valores estão alinhados com os seus é um excelente primeiro passo da caminhada profissional. Mas como saber sobre a cultura e os valores da empresa se eu ainda não trabalho nela?
- Acesse o site da empresa e busque informações sobre a história e os resultados dela na sessão institucional e de relacionamento com investidores;
- Pesquise sobre a nacionalidade, porte, cultura, missão, visão e valores da empresa;
- Leia jornais e revistas, buscando notícias relacionadas ao segmento de negócio e da própria empresa em questão;
- Procure os posicionamentos da empresa nas diferentes mídias sociais;
- Analise os produtos e os negócios desta organização;
- Observe as campanhas de marketing e repare no slogan;
- Converse e tire dúvidas com professores, parentes ou amigos que atuam ou conhecem alguém que atue na empresa.




