Danilca Rodrigues Galdini
Sócia-Diretora da NextView People (empresa especializada em estudos e pesquisas sobre Gestão e Desenvolvimento de Pessoas)
***Escrever sobre como melhorar a empregabilidade do estudante é sem dúvida alguma um grande desafio, não apenas por não existirem respostas prontas, mas pelo fato de que o próprio termo empregabilidade esta envolto por uma série de questionamentos: O que é empregabilidade? Quais atributos devem ser considerados no momento de avaliar a empregabilidade de um profissional? É correto avaliar empregabilidade apenas como uma questão meritocrática, sem considerar o contexto sócio-econômico?
O termo empregabilidade é relativamente recente e passou a ser alvo de maior interesse do mundo acadêmico e corporativo após as transformações ocorridas no mercado de trabalho no século XX, que impactaram fortemente a economia mundial e a forma de condução dos processos produtivos e do trabalho.
Saímos de uma economia essencialmente agrícola (no início do século XX cerca de 80% da população brasileira morava no campo) para uma economia industrial capitalista. Vivemos momentos de grande desenvolvimento, avanços tecnológicos, migramos de um modelo de linha de produção para produção flexível, passamos por aumento da produtividade, aumento da competitividade, crises, downsinzing, rightsizing.
Iniciamos, então, a Era da Informação, na qual a importância de bens como máquinas e capital caíram na mesma proporção em que se valorizaram bens intangíveis como o poder da marca, do capital intelectual e dos talentos. As empresas passaram a depender muito mais dos talentos humanos: em 1900, apenas 17% dos empregos exigiam profissionais qualificados, em 2002 essa proporção superou os 60% (J. P FERREIRA, ED MICHAELS, 2000).
A partir deste novo contexto, no qual as pessoas se tornaram o bem mais importante das empresas, acompanhar a empregabilidade dos profissionais tornou-se algo bastante relevante. Por empregabilidade entendemos: capacidade de obter um emprego inicial, mantê-lo e obter um novo se necessário. E, sempre que possível, que este seja um emprego de qualidade.
De acordo com Hillage e Pollard (1998), para o indivíduo, a empregabilidade depende:
- De seus their assets in terms ofthe knowledge, skills and attitudes they conhecimentos, habilidades e atitudes.
- Da maneira como usa esses conhecimentos.
- Do contexto sócioeconômico em que está inserido




