Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e Presidente da CONAP (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI)
***Em junho, o Rio de Janeiro irá sediar, mais uma vez, um encontro internacional em que será colocado na pauta a questão ambiental e os desafios do desenvolvimento sustentável. Será feito um diagnóstico da situação (conquistas e recuos) nos 20 anos desde que ocorreu no Brasil, a ECO-92. Será um momento forte, de encontro com muitos organismos da sociedade civil e autoridades públicas, que continuarão ampliando e aprofundando a reflexão e busca de soluções para os desafios ecológicos da atualidade. É uma nova oportunidade que teremos para debater ideias e experiências, avaliar programas, construir novas possibilidades, para que seja possível a superação dos ainda existentes inúmeros problemas que enfrentamos no dia-a-dia, especialmente pelos abusos cometidos por aqueles que não têm uma consciência ambiental amadurecida.
A Rio+20 deve reunir especialistas e técnicos do mundo inteiro, e procurará estabelecer novas pautas e compromissos que deverão ser assumidos, e certamente o diálogo será intensificado para que prevaleçam o bom senso e as melhores decisões visando o bem de todo o planeta.
Trata-se de uma nova oportunidade dos brasileiros (que serão os anfitriões do megaevento) de rediscutirem ações e iniciativas, partilhas experiências, ver como estão os encaminhamentos e compromissos assumidos, para que o desenvolvimento sustentável não seja apenas uma ideia muito bonita no papel, mas uma realidade de fato. Torçamos para que os técnicos e especialistas reunidos no Rio+20 possam contribuir para avanços significativos, pois é o que desejamos e para isso estamos trabalhando, por um Brasil realmente próspero e justo. Nesse sentido, apoiamos todas as iniciativas que visam fazer deste evento um novo marco de decisões, para um futuro promissor. Podemos decidir e trabalhar pelo bem do Brasil, se soubermos colocar a mão na massa e ajudar o poder público e a iniciativa privada a tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade concreta em nosso País.
Não podemos perder o novo momento histórico, e ousar até em boas medidas, pois o Brasil em desenvolvimento tem muito a contribuir para o mundo globalizado, que preza pela valorização do ser humano com a preservação ambiental.




