Antônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***É Dia dos Namorados. Viajo em espírito à região de Montes Claros. Lá, na claridade de seus montes, furto às claras o “Amo-te muito” para dizer-te, em serenata, ao luar: Amo-te muito, como as flores amam o frio orvalho que o infinito chora; amo-te como o sabiá da praia ama a sanguínea e deslumbrante aurora. Oh! Não te esqueças de que te amo assim. Oh! Não te esqueças nunca mais de mim. Amo-te muito, como a onda à praia e a praia à onda que a vem beijar. Amo-te muito, como a branca pérola ama as entranhas do infinito mar. Oh! não te esqueças que te amo assim. Oh! Não te esqueças...
É Dia dos Namorados. Volto a escarafunchar o fundo do baú a fim de pinçar estes versos de Gonzaguinha: a gente quer valer o nosso amor / a gente quer valer o nosso humor / a gente quer carinho e atenção / a gente quer calor no coração / a gente quer viver felicidade... para sempre.
É Dia dos Namorados. Ofereço-te versos roubados, mas plenos de ingredientes fortes, saudáveis e atraentes, de uma suculenta receita para comemorar a cumplicidade do amor. À luz de velas...
É Dia dos Namorados. Tento reforçar a comunicação na carona e no aroma de uma flor, no carinho de uma mensagem, no calor de um beijo. E em silêncio, numa troca de olhares, como quando tudo começou... Tal como Mário Quintana compreendeu a força de um olhar: “Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação”.
É Dia dos Namorados. O namorado ofereça à sua amada: uma rosa vermelha, pelo amor; uma flor amarela, pela felicidade; uma rosa branca pela paz; uma rosa azulada, pela saúde; uma rosa grená, por longos anos de vida e de amor.
É Dia dos Namorados. Dia de pensar positivo. Dia de acreditar. Dia de ofertar a flor holopetalar, cujas partes se convertam todas em pétalas. Dia daquele “amante à moda antiga, do tipo que ainda manda flores...”
É Dia dos Namorados. Dia de dizer, namorados de ontem e de hoje:
– Amo-te muito! Feliz Dia dos Namorados!




