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Avaliação discente: para além do universo acadêmico

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07/08/2012 04:25:31

Debora Mallet – Assessora acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi Luciana Santos – Coordenadora de Desenvolvimento Educacional da Universidade Anhembi Morumbi ***
O ingresso no ensino superior proporciona aos estudantes muitas experiências, distintas das que vivenciaram na educação básica: conteúdos específicos, autonomia nos estudos, avaliações mais aprofundadas, entre outros aspectos, que impactam na vida acadêmica e exigem o desenvolvimento de competências e habilidades diversas, que são exigidas na vida profissional futura e em outros contextos. Fazendo um recorte específico no contexto avaliativo, notamos que as competências leitora e de escrita mostram-se básicas para qualquer carreira. Por isso, os exames, de maneira geral, partem de textos sobre assuntos atuais, verificando se o leitor é capaz de responder a questões de entendimento da mensagem central. Nas avaliações de conhecimento específico, por sua vez, para além de conteúdos adquiridos em estudos mais avançados, é preciso que quem estejasendo avaliado entenda os enunciados propostos: daí a premência dos conhecimentos de leitura e escrita. Diante desse cenário, a Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu o projeto Prepare-se para provas e concursos, com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita de seus estudantes, especialmente no que tange à compreensão de enunciados de questões objetivas e discursivas. Como ponto de partida desse processo, foram analisadas diversas provas do ENADE e de concursos públicos de diferentes áreas e observou-se a presença de quatro categorias como mais frequentes, assim nomeadas em nossa percepção: Interpretativas sem conhecimento prévio específico; Interpretativas com conhecimento prévio específico; Teóricas e de Lógica (causa e consequência). Desenvolvido na modalidade EAD, o curso apresenta enunciados e estratégias leitoras, analisados em videoaulas, para que os estudantes possam, desse modo, construir um conjunto de habilidades necessárias ao entendimento de diversas questões. Foi também aplicado um simulado, para iniciar o processo de sedimentação das estratégias vistas, bem como a coleta e análise de resultados para análise e novas intervenções. Participaram desse curso 4.353 alunos, sendo que 2674 o concluíram com êxito. A partir da análise do primeiro curso, observou-se necessidades específicas de cada escola e tendências gerais comum a todas. Por exemplo, os estudantes do curso de Administração tiveram 49% de aproveitamento nas questões teóricas; já os do curso de cinema apresentaram 90% de aproveitamento nas questões Interpretativas sem conhecimento prévio específico. Notamos, ainda, que, de forma geral, cursos das diferentes escolas tiveram desempenho inferior a 40% nas questões de lógica. Desse modo, identificamos a necessidade de desenvolver habilidades específicas para questões baseadas em textos que usam elementos lógico-matemáticos em linguagem verbal e não verbal, bem como a sedimentação das categorias apresentadas na primeira fase do projeto. Um segundo curso foi desenhado abordando esses aspectos e será oferecido no 2º semestre de 2012. Como reflexo observado, houve uma valorização do currículo, tendo em vista que os estudantes criaram um corpus de estratégias de leitura e interpretação para diferentes enunciados, passível de utilização em qualquer tipo de exame acadêmico ou profissional.  

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