• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Importante novidade na gestão da educação

Notícias na Mídia

01/09/2010 05:15:52

Ignez Martins Tollini Correio Braziliense, em 23 de agosto de 2010
***
Respeitáveis acadêmicos canadenses, americanos e ingleses acabam de surpreender a área de gestão da educação. Nas últimas décadas, esses acadêmicos têm publicado vários livros sobre mudança e liderança. Tais obras são conhecidas em grande parte do mundo. Desse modo, eles continuamente avançaram o conhecimento na área de administração, o que lhes granjeou fama e respeito de seus pares. O surpreendente é que, no primeiro semestre deste ano de 2010, eles lançaram dois livros nos quais apresentam uma proposta de mudança que constitui notável salto teórico e prático na literatura sobre o assunto. Trata-se de uma proposta batizada como Liderança em movimento, isto é, liderança que tem capacidade de fazer a mudança acontecer. Os autores dessa proposta a testaram em diversas instituições escolares e em sistemas educacionais de vários países. Ao ajudar líderes de várias instituições educacionais a entenderem o conteúdo da proposta e a usarem os meios de colocá-la em prática, os acadêmicos puderam constatar que a proposta permitiu aos líderes "mover" indivíduos, instituições e sistemas de educação para uma situação melhor. Com isso, os acadêmicos ganharam uma nova visão da mudança, o que lhes permitiu inaugurar um novo modo de mudança que vai da prática para a teoria. Tal descoberta científica representa grande ganho para literatura sobre gestão em geral. Após discutirem em grupo sobre tais conhecimentos, os acadêmicos se perguntaram por que seus livros anteriores não conseguiam mover os líderes da educação a efetuar a mudança com sucesso. No fim da conversa, concluíram que seus livros se limitavam a mostrar o que era gestão educacional e apresentavam modelos teóricos a serem postos em prática por líderes escolares. Ficou claro que, embora os livros tenham sido apreciados na área da gestão e inspirado muitos líderes em processo de mudança em suas instituições, faltava-lhes a habilidade prática para conseguirem fazer as coisas acontecerem na realidade da educação. Em outras palavras, não havia mudança. Em seus recentes livros, agora os acadêmicos mostram como os líderes da educação devem agir para que a mudança aconteça. Para isso apresentam e explicam o significado de cada ferramenta a ser usada para conseguirem mudanças positivas em face de formidáveis desafios da educação. Contudo, o impacto dessa novidade no campo da gestão educacional não é o único na história de seu desenvolvimento. No princípio do século 20, por exemplo, engenheiros dedicados a melhorar o desempenho das organizações industriais desenvolveram uma lista de princípios a serem postos em prática pelos administradores em geral. Foram princípios rígidos que influenciaram instituições educacionais a terem regimes administrativos bastante severos. Nos meados do século 20, aconteceu nova reviravolta na administração geral. Conhecimentos científicos da psicologia e da sociologia, ciências que se organizavam naquela época, atenuaram a rigidez dos princípios anteriormente adotados na educação. Surgiu, então, a valorização dos sentimentos e das necessidades das pessoas existentes nas instituições. Na área da educação, as relações entre pessoas passaram a ser vistas como um benefício tanto para elas mesmas quanto para as instituições educacionais. Hoje, a nova proposta Liderança em movimento, ainda pouco conhecida em nosso país, vem ao encontro das necessidades prementes da educação brasileira. Essa nova proposta teórica e prática oferece uma oportunidade de quebrarmos a perene inércia do nosso sistema educacional, principalmente no referente à ineficaz busca de melhor qualidade na educação básica e, por vezes, também na educação superior. Em suma, a proposta Liderança em movimento, aqui brevemente apresentada, abre novas perspectivas para que nossos líderes da educação possam conseguir objetivos ambiciosos que parecem impossíveis de serem atingidos.  

15/02/2011

MARIA CRISTINA MORENO

Como posso adquirir este importante livro. Ele será imprescindivel para a realizaçao de meu projeto. Obrigada

02/11/2010

Oliveira

Gostaria de saber onde encontrar este livros..... Oliveira

01/09/2010

Edson Franco

O texto trata de dois livros publicados. Quais são eles? Quais as editoras? Onde encontrar? Abraços, Édson Franco

01/09/2010

Sonia Carvalho Leme Moura Véras

Prezada prof. Ignez: Tenho procurado trabalhar as lideranças estudantis no curso de Pedagogia. Em reuniões presenciais mensais e fóruns virtuais semanais trocamos percepções acerca do fenômeno educativo no Ensino Superior. Os alunos são incitados a indicar suas necessidades e seus interesses. A seguir, exploro as suas potencialidades para criar propostas de mudanças. Aprecio quando eles conseguem sair do discurso para as ações, seja por meio de projetos ou campanhas. Suponho que as equipes de gestão educacional estejam interessadas em agradar, em desenvolver e em formar indivíduos. Desta forma, proponho que os gestores ouçam os discursos de seus primeiros aliados - os alunos. Apóiem suas propostas e ofereçam respostas às reivindicações. E que a partir disto, construam com eles um Ensino Superior de qualidade. Segue o meu abraço. Sonia Véras.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020