- O que é qualidade?
- O que é qualidade em educação superior?
- Quais são os determinantes de qualidade?
- Quais são as consequências da qualidade?
- Quais são os obstáculos de conseguir qualidade?
- Como se avalia qualidade?
- A qualidade está vinculada à satisfação e à motivação;
- A avaliação da qualidade depende de quem a aplica, ou seja, da estratégia de gerenciamento;
- A qualidade pode ser percebida pela infraestrutura adequada, pelos procedimentos administrativos corretos, pela capacitação docente, pela avaliação de seus alunos;
- A qualidade pode ser medida pela capacidade empreendedora, pelo trabalho em grupo, pela competitividade entre alunos e professores e pelo resultado posterior com o ingresso no mercado de trabalho.
- Conjunto de características que um produto ou serviço deve ter para bem atender às aspirações ou aos interesses dos usuários. O relevante, portanto, não é o processo de ensino, mas sim a aprendizagem do aluno.
- Não se faz qualidade apenas com laboratórios bem equipados, informatização da burocracia universitária, bibliotecas climatizadas, salas de aulas e corredores limpos e gente educada atendendo nos balcões das escolas. Há muitas outras questões entre o indivíduo e o conhecimento que os aspectos mais aparentes não podem resolver.” Bazzo (2001), citado por Santana, afirma que “o ensino só pode ser considerado de qualidade quando der oportunidade para a construção do conhecimento por todos os indivíduos envolvidos no processo”.
- Conjunto de propriedades inerentes a algo, que se permite julgar o valor. Quem julga é quem paga ou quem compara. E, pagando ou comparando, a ideia que sobra é a de maior ou menor preço, maior ou menor utilidade, maior ou menor prestígio, maior ou menor credibilidade, maior ou menor seriedade, maior ou menor modernidade. Qualidade é o diferencial de uma coisa comparada com outra. Sem comparação ou sem possibilidade de comparar, nada é melhor nem pior.