Gabriel Mario Rodrigues
Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Secretário Executivo do Fórum das Entidades representativas do Ensino Superior Particular
***Em recente artigo, tratei brevemente da estratégia atual do Marketing de agregar valor ao Produto impondo-lhe uma diferenciação entre seus concorrentes. E, para explicar melhor o tema, li o livro “Marketing com Valor Agregado – A Próxima Evolução do Marketing”, escrito por Bob Gilbreath (M. Books). O conteúdo é um pouco técnico, mas está longe de ser desinteressante. Pelo contrário: motivou-me continuar escrevendo sobre o assunto.
O autor traça, primeiramente, um panorama apontando os problemas que o marqueteiro moderno enfrenta atualmente; enfatiza que o marketing na forma como conhecemos há décadas não é mais sustentável hoje. “A sociedade aprendeu que não pode mais continuar seu ritmo atual de consumo de recursos e impacto ambiental”. Ele aponta com vigor o dedo indicador para a publicidade interruptiva e inoportuna, cada vez mais vista pelos consumidores como fonte de poluição audiovisual. Isso na melhor das hipóteses. Pesquisa recente nos Estados Unidos da América revelou que 72% dos entrevistados admitiam que estão fartos de gente tentando vender coisas nas suas horas de lazer.
Os consumidores aprenderam a ignorar a maioria dos esforços do marketing tradicional. E já possuem ferramentas eficientes de evitá-los nos seus momentos de informação e entretenimento. O TiVo, por exemplo, é uma dessas novidades: um Personal Video Recorder com uma tecnologia, disponível no Brasil, que permite ao utilizador gravar seus programas favoritos sem a interrupção dos anúncios, banindo-os da gravação. Nas redes sociais, os donos de TiVo se gabam, dizendo que assistem a uma TV melhor.
O autor aborda uma série de cases e revelações de pesquisas e, em seguida, entra definitivamente no assunto principal. Ele apresenta o Marketing com Valor Agregado como decorrente da migração do consumidor da mídia de consumo para as alternativas digitais de notícias, informação e entretenimento. “É o marketing que as pessoas escolhem se engajar. É o marketing que em si melhora a vida das pessoas. É o marketing que nasceu para satisfazer as necessidades chamadas de Alto Nível”:
- Necessidades de sobrevivência – alimentação, saúde, moradia, segurança e vestimenta) = Soluções com valor agregado.
- Necessidades de vínculo – amor, pertencimento, amizade, família = Conexões com valor agregado.
- Necessidades de estima – confiança, criatividade, resolução de problemas, respeito = Realizações com valor agregado.
- Marketing de Solução. Abrange necessidades básicas comuns a todos, por exemplo, ofertas úteis, economias e recompensas concretas pela compra.
- Marketing de Conexão. Visa uma construção de uma relação mais forte entre pessoas e marcas, para incluir algo de importância mais profunda na mente do consumidor, como ambientes sociais e expressão criativa.
- Marketing de Realização. Permite a autorrealização, isto é, que as pessoas de fato realizem um sonho ou mudem positivamente sua comunidade e o mundo que as cerca.
- Como abranger as necessidades básicas comuns a todos os candidatos, alunos, com ofertas úteis, economias e recompensas concretas? O Marketing de Solução.
- Como construir um relacionamento mais sólido entre aluno e a instituição, para incluir algo de importância mais profunda na mente do aluno? O Marketing de Conexão.
- Como proporcionar a autorrealização e permitir que o aluno realize seu sonho logo no seu ingresso para depois influenciar positivamente o seu meio e o mundo que o cerca? O Marketing de Realização.




