Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Correrão sérios riscos os que ficarem esperando para ver o que acontece.[1]
[1] Uma sociedade em mudança , Luiz Almeida Marins Filho da Antropus Consulting.
Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
13/08/2013 04:20:03
Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Correrão sérios riscos os que ficarem esperando para ver o que acontece.[1]
15/08/2013
Cecilia Anderlini
Sucessos e Fracassos no Mundo dos Negócios. Considerações que entendo pertinentes após a leitura desse artigo. A prosperidade do bedel se deu por sua percepção empreendedora que não esbarrou em normas, portarias, decretos, mudanças de orientações, inquietações advindas de prazos a serem cumpridos ou engessamento de sua atividade. Teve tempo para incrementar seus negócios em seu próprio ritmo, atendendo às demandas do mercado de bate e pronto. As IES, não só as de pequeno, médio ou grande porte, como também as resultantes de fusões ou /e aquisições, enfrentam uma concorrência acirrada de preços , sempre para menor ( cabe observar que o antigo bedel vendia seu produto por três vezes mais que o valor investido na compra do mesmo ), como também a questão das CNDs. Existem outras causas determinantes, para tangenciar a performance do Ensino Superior Brasileiro. Por melhor equipada que seja uma IES, a grande maioria tem os mesmos desafios : o tipo de aluno que recebe, a falta de professores que motivem o mesmo a superar suas dificuldades, o distanciamento do profissional que o mercado pede e o academicismo imposto pelas DCNs.Os professores recém titulados ( mestres ou doutores ), sem experiência em atuar em salas de aula heterogêneas. Custam "pegar o jeito" certo , pois o laboratório de pesquisa é silencioso e focado; suas leituras exigem o conhecimento de mais de um idioma, trabalham com iguais e não estão habituados a lidar com os extremos para mais e para menos existentes entre os alunos que transitam em vários conteúdos desconhecidos ao mesmo tempo. Falta um personagem como esse bedel, que saiba costurar situações diferentes como muita habilidade ,melhorando o desempenho dos graduandos. Os grandes grupos , onde a figura do "dono do negócio" desaparece, também tem entraves pois os investidores esperam, ou melhor, exigem resultados quantitativos positivos e metas cada vez maiores. Como fazer para garantir essa exigência de forma contínua? É época de ajustes nesse cenário todo. Trabalho, trabalho e mais trabalho. Percepções do que se faz necessário mudar , aperfeiçoar o que vai bem. Pequenos , médios, grandes ou mega grupos , trabalhar é o único caminho. Mudanças no olhar do MEC para a realidade concreta do Ensino Superior Brasileiro, seja o publico ou privado, permitindo que as IES façam a adequação do currículo dos cursos , voltados para a demanda do mercado, que nem sempre exige titulação de seus profissionais e sim competências e habilidades para atuar nas diferentes frentes oferecidas. Cabe ressaltar aqui , mais uma vez, a ação do antigo bedel quando presenteou sua comunidade com um Grupo Escolar. Essa atitude veio do fato de ter convivido num ambiente onde o conhecimento circulava sem restrições e ele , sem se aperceber, fez uso do que aprendeu de forma indireta. Qualidade? Esse é um conceito que precisa ser melhor definido para melhor ser atendido. Qualificar é tornar alguém apto para determinada atividade. Portanto, mensurar qualidade de ensino é muito mais complexo do que atingir parâmetros impostos .
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
23/12/2024
5Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
16/12/2024
4Educador, Diretor-Geral da Faculdade do Comércio de SP e membro do Conselho Estadual de Educação de SP
12/12/2024
9