Prof. Antônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***Raul Seixas dá sua versão musical de “Por Quem os Sinos Dobram” em versos como: “É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro”, mas “nunca se vence uma guerra lutando sozinho, / cê sabe que a gente precisa entrar em contato”. De fato, é mais fácil culpar os outros, em especial, o governo, o síndico, o mordomo. Se eu sou motorista, culpo o pedestre; se eu sou pedestre, culpo o motorista. Se professor, culpo o aluno; se aluno, culpo o professor.
É mais fácil pichar, sujar, poluir, destruir, depredar, esbanjar, desmatar. Mais fácil que limpar, construir, conservar, economizar, semear e plantar. Mesmo correndo risco, é mais fácil roubar do que ganhar o pão com o suor do próprio rosto. Mais fácil gastar em proveito próprio o dinheiro dos impostos que pagar impostos. Mais fácil dizer “sabe com quem cê tá falando”(?) que adotar uma atitude de tolerância. Não terá sido por isso, pela sua postura de despojamento, mais que pela desgastada figura do carisma, que o Papa Francisco atraiu multidões de crentes e a simpatia de não crentes, em sua visita ao Brasil?
Há quem entenda como novos os conceitos de responsabilidade social, socioambiental e de inclusão social. Na verdade, existe uma visão nova, de acordo com os novos tempos, novas exigências, enfim, com a nova (des)ordem mundial. Entretanto, essa reformulação, essa comemoração do Dia da Responsabilidade Social, em 21 de setembro, para chegar ao nível de conscientização e sensibilização, de abertura e desprendimento, depende de dedicação à causa do outro ou, pelo menos, de respeito ao espaço do outro, sem discriminação. Valorizar o ser humano, a família, a política, a natureza. Considerar a vida em sociedade como um condomínio de cuja vida eu participe.
Finalmente, pregar, discursar, criticar, prometer, contar vantagem e levar vantagem em tudo, tudo isso é fácil. Difícil é fazer. Por isso, esses conselhos, mais que para os outros, valem para mim mesmo...
Saiba mais sobre o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que acontece em todo o Brasil em 21 de setembro.




