“Quanto maior a identificação da instituição com a comunidade e com os problemas locais, maior é seu movimento para a realização de práticas de extensão e de pesquisa, mesmo que estas dimensões não constituam, em si, o cerne da função das instituições de ensino superior caracterizadas como faculdades.”[1]Professores, alunos e funcionários de um Centro Universitário de cidade do interior de Minas Gerais promoveram no lar de idosos um dia especial para mais de 50 residentes. Estudantes de Enfermagem, Estética, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Educação Física transformaram o sábado – dia 21 de setembro – numa data a ser lembrada para sempre na vida daqueles moradores. Focados nos cuidados nas áreas de saúde e estética corporal, realizaram atendimentos diversificados: avaliação nutricional e regime alimentar, aferição de pressão, aconselhamento postural e odontológico, maquiagem e até cortes de cabelo. Foi um dia inteiro, com palestras, jogos, atividades de lazer, práticas de internet e até churrasco. Norte do país. O auditório da universidade estava todo engalanado. Pessoas simples, homens, mulheres e crianças vestindo suas melhoras roupas esperavam o início da cerimônia onde cerca de 70 casais iriam regularizar seu estado civil. Estudantes de Direito, Pedagogia, Serviço Social e Comunicação planejaram cuidadosamente o evento que contou ainda com almoço de confraternização, palestras sobre relações familiares, educação de filhos e economia doméstica. Faculdade do Rio Grande do Sul. Enquanto alunos de Veterinária vacinavam cães e cuidavam de animais, os de Educação Física dirigiam torneios esportivos e os de Odontologia ofereciam informações sobre a saúde bucal. Os de Administração e Direito ministravam palestras com informações sobre seus projetos experimentais para os moradores locais. Brasil afora. Nos grandes centros, e mais especialmente nas cidades do interior, ao lado das atividades descritas, foram identificadas outras tantas, dentre as quais: orientação para pais e familiares; atendimento jurídico, previdenciário, trabalhista e civil; oficinas sobre decoração e projetos de arquitetura; primeiros socorros, apoio ao empreendedorismo; aulas práticas e complementares para mostrar ações de extensão que as instituições de ensino superior (IES) brasileiras universitárias com a comunidade. Com o objetivo de dar visibilidade às ações das IES na área de responsabilidade social, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoveu no último sábado, 21 de Setembro, a 9ª edição da campanha do “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”. Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos de todos os estados se uniram para levar à sociedade uma mostra das ações que realizam em seu dia a dia e que contribuem para o cumprimento de sua missão social, especialmente no que se refere “ à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.” (Art. 3.º, III, da Lei n.º 10.861/2004). Dados parciais do “Dia” apontam a participação de cerca de 600 IES, 2.314 professores, 30.633 alunos, 1.326 técnicos envolvidos em 4.948 atividades e 76.421 atendimentos. Tais números aumentarão, porque as instituições participantes estão em fase de organização dos relatórios pós-dia que constarão do site específico da ABMES. Trata-se o “Dia” de um grande evento nacional a demonstrar a força do setor particular na convocação de IES de todos os portes e regiões do país para mostrar à sociedade brasileira o que realizam habitualmente em seu ambiente universitário com o objetivo de: fomentar ações empreendedoras de seus estudantes; estimular a troca de experiências entre docentes, alunos e a sociedade; propiciar a articulação do ambiente universitário com a comunidade; valorizar a integração da teoria com a prática e, principalmente, vivenciar ações de cidadania com o entorno do seu espaço social. O “Dia” constitui importante momento de reflexão para a comunidade acadêmica em torno de seus objetivos de trabalho. Dirigentes, professores, alunos e técnicos desenvolvem projetos que afirmam o compromisso social das IES e que buscam na prática conhecimentos que contribuem para a renovação constante dos currículos, adequando-os às demandas da sociedade. Alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas práticas. E a sociedade tem- se beneficiado com as atividades desenvolvidas nas nove edições do “Dia” : quase 10 milhões de atendimentos realizados nas áreas de saúde, jurídica, assistência social, informática e muitas outras. Este é o momento de divulgar não só os dados do “Dia” como também de ampliar as informações para além do que o governo já sabe sobre o setor privado. Não importa saber apenas que o setor comporta 2.112 instituições com cerca de 5 milhões de alunos matriculados. Importa ampliar os números e dar-lhes conteúdo, sentido e significado. Senão vejamos: as IES particulares representam: 1% de participação no Produto Interno Bruto (PIB); 422 mil empregos; 226 mil professores contratados; 4,2 milhões de vagas anuais (90% do total); 74% dos alunos matriculados; 20,4 mil cursos ofertados; 535 programas de mestrado e doutorado; 399 mil aulas diárias e 80 milhões de aulas anuais. A atuação da iniciativa privada é garantia de sucesso profissional: 86% dos empregados com formação superior de graduação e 855 com pós-graduação são titulados por IES particulares. Na área de responsabilidade social registram-se: 22 mil projetos por ano; 620 mil bolsas de estudo integrais; 300 mil parciais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e 390 mil bolsas oferecidas pelas próprias IES. Estas respondem ainda por um patrimônio intelectual constituído por 62% dos professores do ensino superior brasileiro, sendo 131 mil mestres e doutores; 3,5 mil bibliotecas; 39 milhões de livros; 516 mil computadores instalados e 14,6 milaboratórios.[2] Importa finalmente reconhecer que o ensino superior particular representa um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico do País e, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas IES, sobretudo a enorme instabilidade jurídica e financeira causada pelo excesso de regulamentação, o ensino superior particular tem cumprido seu papel de inclusão social, de formação de cidadãos e de desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para o crescimento sustentado do Brasil. Saiba mais sobre o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular