• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

IES brilham no Dia da Responsabilidade Social

Gabriel Mario Rodrigues

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

25/09/2013 04:45:06

Gabriel Mario Rodrigues Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular *** 
“Quanto maior a identificação da instituição com a comunidade e com os problemas locais, maior é seu movimento para a realização de práticas de extensão e de pesquisa, mesmo que estas dimensões não constituam, em si, o cerne da função das instituições de ensino superior caracterizadas como faculdades.”[1]
Professores, alunos e funcionários de um Centro Universitário de cidade do interior de Minas Gerais promoveram no lar de idosos um dia especial para mais de 50 residentes. Estudantes de Enfermagem, Estética, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Educação Física transformaram o sábado – dia 21 de setembro – numa data a ser lembrada para sempre na vida daqueles moradores. Focados nos cuidados nas áreas de saúde e estética corporal, realizaram atendimentos diversificados: avaliação nutricional e regime alimentar, aferição de pressão, aconselhamento postural e odontológico, maquiagem e até cortes de cabelo. Foi um dia inteiro, com palestras, jogos, atividades de lazer, práticas de internet e até churrasco. Norte do país. O auditório da universidade estava todo engalanado. Pessoas simples, homens, mulheres e crianças vestindo suas melhoras roupas esperavam o início da cerimônia onde cerca de 70 casais iriam regularizar seu estado civil. Estudantes de Direito, Pedagogia, Serviço Social e Comunicação planejaram cuidadosamente o evento que contou ainda com almoço de confraternização, palestras sobre relações familiares, educação de filhos e economia doméstica. Faculdade do Rio Grande do Sul. Enquanto alunos de Veterinária vacinavam cães e cuidavam de animais, os de Educação Física dirigiam torneios esportivos e os de Odontologia ofereciam informações sobre a saúde bucal. Os de Administração e Direito ministravam palestras com informações sobre seus projetos experimentais para os moradores locais. Brasil afora. Nos grandes centros, e mais especialmente nas cidades do interior, ao lado das atividades descritas, foram identificadas outras tantas, dentre as quais: orientação para pais e familiares; atendimento jurídico, previdenciário, trabalhista e civil; oficinas sobre decoração e projetos de arquitetura; primeiros socorros, apoio ao empreendedorismo; aulas práticas e complementares para mostrar ações de extensão que as instituições de ensino superior (IES) brasileiras universitárias  com a comunidade. Com o objetivo de dar visibilidade às ações das IES na área de responsabilidade social, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoveu no último sábado, 21 de Setembro, a 9ª edição da campanha do “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”. Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos de todos os estados se uniram para levar à sociedade uma mostra das ações que realizam em seu dia a dia e que contribuem para o cumprimento de sua missão social, especialmente no que se refere “ à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.” (Art. 3.º, III, da Lei n.º 10.861/2004). Dados parciais do “Dia” apontam a participação de cerca de 600 IES, 2.314 professores, 30.633 alunos, 1.326 técnicos envolvidos em 4.948 atividades e 76.421 atendimentos. Tais números aumentarão, porque as instituições participantes estão em fase de organização dos relatórios pós-dia que constarão do site específico da ABMES. Trata-se o “Dia” de um grande evento nacional a demonstrar a força do setor particular na convocação de IES de todos os portes e regiões do país para mostrar à sociedade brasileira o que realizam habitualmente em seu ambiente universitário com o objetivo de: fomentar ações empreendedoras de seus estudantes; estimular a troca de experiências entre docentes, alunos e a sociedade; propiciar a articulação do ambiente universitário com a comunidade; valorizar a integração da teoria com a prática e, principalmente, vivenciar ações de cidadania com o entorno do seu espaço social. O “Dia” constitui importante momento de reflexão para a comunidade acadêmica em torno de seus objetivos de trabalho.  Dirigentes, professores, alunos e técnicos desenvolvem projetos que afirmam o compromisso social das IES e que buscam na prática conhecimentos que contribuem para a renovação constante dos currículos, adequando-os às demandas da sociedade. Alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas práticas. E a sociedade tem- se  beneficiado com as atividades desenvolvidas nas nove edições do “Dia” : quase 10 milhões de atendimentos realizados nas áreas de saúde, jurídica, assistência social, informática e muitas outras. Este é o momento de divulgar não só os dados do “Dia” como também de ampliar as informações para além do que o governo já sabe sobre o setor privado. Não importa saber apenas que o setor comporta 2.112 instituições com cerca de 5 milhões de alunos matriculados.  Importa ampliar os números e dar-lhes conteúdo, sentido e significado. Senão vejamos: as IES particulares representam: 1% de participação no Produto Interno Bruto (PIB); 422 mil empregos; 226 mil professores contratados; 4,2 milhões de vagas anuais (90% do total); 74% dos alunos matriculados; 20,4 mil cursos ofertados; 535 programas de mestrado e doutorado; 399 mil aulas diárias e 80 milhões de aulas anuais. A atuação da iniciativa privada é garantia de sucesso profissional: 86% dos empregados com formação superior de graduação e 855 com pós-graduação são titulados por IES particulares. Na área de responsabilidade social registram-se: 22 mil projetos por ano; 620 mil bolsas de estudo integrais; 300 mil parciais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e 390 mil bolsas oferecidas pelas próprias IES. Estas respondem ainda por um patrimônio intelectual constituído por 62% dos professores do ensino superior brasileiro, sendo 131 mil mestres e doutores; 3,5 mil bibliotecas; 39 milhões de livros; 516 mil computadores instalados e 14,6 milaboratórios.[2] Importa finalmente reconhecer que o ensino superior particular representa um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico do País e, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas IES, sobretudo a enorme instabilidade jurídica e financeira causada pelo excesso de regulamentação, o ensino superior particular tem cumprido seu papel de inclusão social, de formação de cidadãos e de desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para o crescimento sustentado do Brasil.  Saiba mais sobre o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular        


[1] Nazih Youssef Franciss e Leandro Bassini. Responsabilidade Social Universitária: desafios da maioria silenciosa. Responsabilidade Social. ABMES Editora: Brasília, Ano 6, n.º 6, ago. 2013.
[2] A representatividade do Ensino Superior Privado no Brasil. Sindata-Semesp. 2013.
 

25/09/2013

Prof. Saulo Dias

Muito boa a matéria. Eu considero que as ações sociais das IES particulares extrapolam ao dia 21 de setembro, data bem escolhida para o Dia da Responsabilidade Social, que vem dar mais visibilidade ao nosso setor. Além das ações praticadas especificamente nesse dia, mostrando a cada comunidade o que aquela Instituição pode oferecer como apoio na provável solução de seus problemas diários, temos ainda as que são praticadas no dia a dia, no atendimento individual de cada aluno nosso, seja qual for a natureza de seu problema. É extremamente relevante o número de profissionais que capacitamos para o mercado de trabalho, o número de empregos que são gerados pelo setor, desde da manutenção dos prédios e equipamentos até a sala de aula. Hoje no jornal O Estado de São Paulo (Estadão)saiu um artigo sobre o programa do Mais Médicos que deveria ser apreciado, pois o autor do mesmo diz que se o MEC credencia cursos de Medicina, avaliando a qualidade dos mesmos, deixa a desejar, pois as faculdades não tem a qualidade necessária para formar bons médicos. Falou de modo generalizado, mas nas entrelinhas fica o puxão de orelha para as particulares. Até parece que egressos das Universidades Públicas são TODOS médicos excepcionais. É sempre assim,o fiel da balança do pior sempre pende para o setor particular. O CNM quer fazer o mesmo que a OAB,o CNC e outros conselhos com o exame para que o egresso possa receber o seu CRM e, a partir daí, poder exercer sua profissão. A conclusão é que temos mesmo que fazer uma campanha de Marketing muito ampla, mostrando a real importância do setor do ensino superior particular. Obrigado.

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020