• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Aprender, ensinar, amar

Wanda Camargo

28/09/2013 04:46:33

Wanda Camargo Educadora e assessora da presidência das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil ***
Em um romance de Hermann Hesse, o protagonista compara o mundo a um ovo - e afirma que se quisermos nascer (para a vida, para a realização, para nós mesmos), devemos rompê-lo: “quem quiser nascer tem que destruir um mundo”. A metáfora aplica-se também à educação. Adquirir um novo conhecimento exige persistência, dedicação e esforço; requer tempo, renúncia a várias formas mais imediatas de prazer e, principalmente, quebrar a casca da “zona de conforto” oferecida pelas habilidades já dominadas. O medo do fracasso é um dos motivos pelos quais desenvolvemos resistência à aprendizagem. Aprender um novo idioma, por exemplo, demanda investimento financeiro e intelectual. Envolve frustração, insistência, leituras, conversas, testes, mais leituras e, ao final, geralmente proporciona muita alegria e o descortinamento de novas possibilidades culturais e profissionais. O maior problema parece ser a dificuldade de trilhar os árduos passos necessários para o aprendizado, pois desenvolvemos, ao longo do tempo, uma cultura na qual se deposita demasiada esperança na sorte, no “jeitinho”, nos milagres de loterias e “realities shows”. A impressão generalizada é de que o esforço pessoal, o zelo, a disciplina e o trabalho duro de nada valem, pois o mundo é dos espertos, e não dos dedicados. Não há nada mais distante da verdade. Mesmo os artistas e atletas bem sucedidos conseguiram o sucesso à custa de muito trabalho, talento, oportunidade e sorte. Constituem ínfima minoria entre os milhares de colegas de profissão com carreiras nada brilhantes. Notoriedade é, também, muitas vezes obtida pelos traficantes, corruptos e outros criminosos, sem por isso merecer admiração. Não há escola ou aprendizado sem professor, motivado e respeitado. O professor Pedro Demo, um dos maiores pesquisadores do país, escreve: “Para mudar qualquer coisa em educação, é imprescindível mudar o professor, em duas dimensões conjugadas: valorização socioeconômica profissional e valorização da formação e formação continuada. Não considero que o professor resolve tudo, porque toda proposta monótona não corresponde à complexidade da realidade, mas ele é peça-chave. O foco obsessivo no professor teria como resultado ‘culpá-lo’, o que não cabe, porque ele é tão vítima desse sistema de ensino quanto seu estudante. A ideia é, então, cuidar do professor, literalmente, contanto que ele possa cuidar do estudante, pois ser professor é cuidar que o aluno aprenda”. Alguns pais que amam seus filhos e querem o melhor para eles, com a intenção de estimulá-los, adotam uma cultura de sucesso e vitória, esquecendo-se de pontuar o difícil caminho para obtê-los - e muitos desses filhos crescerão com a sensação de que o sucesso lhes é devido, por decreto e sem esforço. À primeira frustração, correrão a buscar culpado externo, seja a escola que frequentaram, e que não ensinou corretamente, ou seja, de forma fácil e sem atribulações, todo o necessário para evitar o malogro; sejam seus pais que não lhes contaram como é o mundo real. Precisamos ver os eventuais fracassos como outra forma de aprendizagem; caminho para o autoaperfeiçoamento e melhoria do processo educacional.    

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020