Maria Carmen Tavares Christóvão
Nossa Universidade atual forma, pelo mundo afora, uma proporção demasiado grande de especialistas em disciplinas predeterminadas, portanto artificialmente delimitadas, enquanto uma grande parte das atividades sociais, como o próprio desenvolvimento da ciência, exige homens capazes de um ângulo de visão muito mais amplo e, ao mesmo tempo, de um enfoque dos problemas em profundidade, além de novos progressos que transgridam as fronteiras históricas das disciplinas. LICHNEROWICZ
Maria Carmen Tavares Christóvão
De fato, nós educadores vemos o tempo passar diante dos olhos, acreditando ter tentado o melhor para fazê-los proveitosos aos alunos. Mas, o avanço tecnológico e a adaptação da sociedade e das instituições educacionais para a contemporaneidade não é, em minha modesta visão, o maior problema de uma débil formação.
O maior obstáculo é termos em nossos programas de ensino conhecimentos que se não se tornaram obsoletos logo chegarão a este estágio.
Os projetos pedagógicos da atualidade devem ser alicerçados nos princípios de que o conhecimento tecnológico se conduz para ser incorporado em artefatos que potencializam a vida do ser humano, o que demonstra que o conhecimento tecnológico pode ser encapsulado em artefatos, o que viabiliza a massificação da tecnologia, pois ao ser encapsulado o conhecimento propicia a geração de novas tecnologias em uma velocidade muito grande o que reduz os ciclos tecnológicos minimizando-os há poucos anos. Isso faz com que a desregulamentação atinja a setores importantes da economia fazendo crescer o processo de obsolescência tecnológica.
Enquanto a duração de uma carreira profissional no século XXI poderá se estender a 40 anos ou mais, a duração dos ciclos tecnológicos se reduz tipicamente a menos de cinco anos, podendo chegar a um ou dois anos em períodos de grande dinamismo. Logo, o que se aprende hoje no início da graduação, provavelmente se tornará obsoleto ao término do curso ou ingresso do profissional no mercado de trabalho.
A reorganização do conhecimento e matrizes curriculares são organizadas com um olhar focado no conhecimento já construído, enciclopédico, que se repetem através dos anos de forma estanque, com uma sequencia curricular imutável, em cursos e programas previamente delineados, sem nenhum apelo a interdisciplinaridade.
Hoje, a busca por uma formação que atenda as demandas sociais, econômicas e tecnológicas é o grande desafio das universidades, escolas e outros ambientes de aprendizagem.
Profa. Maria Carmen Tavares Christóvão
Mestre em Gestão da Inovação - Capacidades Organizacionais
Área de atuação e pesquisa pesquisa associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento educacional. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em serviços e produtos educacionais.
(31)92515555