Maria Carmen Tavares Christóvão
Gestão da Criatividade e da Inovação em ambientes educacionais
Todo profissional, assim como gestores e docentes educacionais , possuem a tendência em reproduzir a sua própria formação. Esta é uma dificuldade elementar na tentativa de inovar nos ambientes acadêmicos, pois se trata de um aspecto cultural.
Tenho ministrado cursos que buscam desenvolver a liberdade, intensidade e melhor expressão do Indivíduo Criativo. O Indivíduo Criativo, ao ter maior consciência de si e de suas capacidades de percepção e expressão, vê-se como mais potencialmente Inovador. Objetivamos igualmente potencializar as capacidades criativas e inovadoras advindas da convivência de Indivíduos Criativos em grupos.
No Indivíduo Criativo, o ideal é que a fronteira entre criação pura e criação aplicada não exista: exista a liberdade e a satisfação de transitar expressivamente entre elas.
A Criação Pura, campo das artes e do pensamento filosófico livre, expande linguagens e areja fronteiras e percepções. O Indivíduo Criativo, mesmo os que não tenham dominado as formas da expressão artística, saberão ver, também na arte e no pensamento livre, combustíveis e insights importantes para suas realizações nos campos do fazer mais pragmático e utilitário.
Prazer de criar, Liberdade de Criar, Coragem de Errar: prazeres e motivações do Criativo são racionais e emocionais.
Abordamos a Criatividade Pessoal, Criatividade nos Grupos Criativos, Desenvolvimento da Criatividade em indivíduos e grupos, Desenvolvimento da postura e visão da Inovação na instituição.
A Criatividade perpassa a compreensão apenas técnica. Ela se explica pela multiplicidade, pelo paradigma holístico e da complexidade. Ela transita pela emotividade, ela comanda o corpo livre, o gesto livre do cidadão livre, do ente familiar livre, do individuo livre em sociedade.
Assim os cursos ministrados objetivam entender e buscar a liberdade do pensar, do se inquietar, do questionar e sobretudo a liberdade da proposição sem medos de censuras e insucessos intermediários ou persistentes.
A Criatividade apenas aplicada à solução de problemas mercadológicos é uma criatividade usada a menor. Um técnico, que pensa usar a criatividade para resolver problemas estanques não entente o território amplo de onde e do como o Criativo busca suas respostas.
O esplendor da Criatividade num Criativo provém de sua ampla, livre, curiosa, harmônica e ecossistemicamente benéfica visão de mundo.
Assim, a Criatividade (e por extensão a Inovação, sua parceira mais constante) não deverá ser refém de tecnocratas de visão restrita a um planeta e uma sociedade que se explique unicamente pelos resultados dos negócios.
As soluções que, desconectadas de uma visão harmônica de sociedade, recursos naturais e ecossistemas, desconectadas do bem comum, desconectadas de um compromisso com um futuro global sustentável , apontem miseravelmente para apenas aspectos de aumento de lucros, diminuição de tempos de produção, e qualquer modalidade de manipulação de consciências, não deverão ser chamadas de criativas ou inovadoras e sim pelo correto nome de vilanias sociais. Assim, qualquer solução que, mesmo contendo em seu bojo, expectativas superlativas de resultados econômicos, se descomprometidas com os valores sociais a ambientais, não deverão ser formuladas, nem por extensão, implementadas. Cabe sempre e cada vez mais ao Criativo Inovador e aos Líderes, encontrar soluções integradas, onde lucratividade e produtividade convivam com espetaculares aspectos ligados a melhoria e prosperidade da sociedade e de um futuro de sustentabilidade e equilíbrio ambiental.
Assim, a Criatividade não é mais exatamente uma técnica a ser aprendida. Ela não funciona como uma ferramenta pessoal com uma chave de liga/desliga. O Criativo o é em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional. Carrega o olhar investigativo, a inquietação e o questionamento, o pensar propositivo, o agir solucionador e realizador . Essa maneira de viver a vida pessoal e profissional é que pode ser estudada, compartilhadas e tentativamente ser apreendida.
Os campos da Criatividade e da Inovação, tanto em seus territórios de expressão mais livre quanto nos de expressão mais utilitária, se interpenetram e se auxiliam em energia, na visão constitutiva da educação.
Como estamos e estaremos cada vez mais no tempo das soluções integradas e holísticas, a compreensão dos constituintes racionais, emocionais, interiores e exteriores do indivíduo Criativo e Inovador, perpassa e harmoniza esses diversos campos, para benefício do enriquecimento do processo que leva da problematização a solução criativa e inovadora.
Os alunos, serão então parte orgânica e ativa de todas as vivências didático pedagógicas propostas. E estas serão - por imperativo intrínseco e ligação natural aos campos dos estudos- inovadoras, desafiadoras, instigantes e estimulantes da expressividade em todas as suas formas.
Carmen Christo
Mestre em Gestão da Inovação
Áreas de atuação e pesquisa associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em serviços e produtos educacionais.