• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O maior valor de uma instituição educacional

Gabriel Mario Rodrigues

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

16/07/2014 06:44:17

Gabriel Mario Rodrigues 1Gabriel Mario Rodrigues
Presidente da ABMES e Secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
***
Em qualquer atividade empresarial a nossa preocupação não deve estar focada em nossos concorrentes, mas sim no atendimento do nosso consumidor.  Nossos competidores são importantes para mostrar que somos melhores. (Atillio Fontana[1])  
O artigo que escrevemos –“Qual vale mais, uma instituição com 1.000 alunos presenciais ou outra com 1.000 alunos a distância?” – continua a gerar questionamentos por parte dos colegas leitores. E isso é muito bom. Ana Tereza de Oliveira registrou que não respondemos à questão enunciada no título do artigo. Hermes Figueiredo afirmou que deveríamos ter esclarecido melhor se o valor da instituição está relacionado ao mercado ou aos benefícios e serviços que  propicia ao país.  Alejo Guanapay observou que os colaboradores do blog abmeseduca.comparecem estar mais preocupados com o desenvolvimento do país – que é responsabilidade primordial da administração pública e dos políticos – em detrimento das questões referentes às instituições educacionais.  Para Guanapay, estas deveriam estar voltadas, primordialmente, à capacitação profissional e à realização dos alunos como ser humano e como cidadão. Por certo, deveríamos ter pontuado de forma mais clara os nossos valores de referência para obtermos repostas mais exatas e objetivas: se valores financeiros com os quais as empresas educacionais estão envolvidas; se valores econômicos que representam os investimentos do setor; se valores sociais referentes aos recursos humanos empregados na área ou relativos à ascensão profissional propiciada aos formandos; se valores referentes às atividades científicas, culturais e empresariais dos egressos; se valores presentes no projeto pedagógico das instituições em função dos profissionais formados e aceitos pelo mercado. A questão que levantamos, além de ser bem mais ampla, tem a ver com uma série de aspectos importantes tais como: a) objetivo da aprendizagem; b) tipologia do curso; c) qualidade da proposta educacional; d) especialidade e desempenho dos professores e do corpo administrativo; e) produção e distribuição dos conteúdos; f) infraestrutura: classes, laboratórios, bibliotecas, áreas de lazer entre outros; g) custos envolvidos; h) avanço das tecnologias da informação e comunicação que estão revolucionando todas as atividades humanas e começam a atingir a educação; e i) aprendizado dos alunos e a forma como usam o conhecimento adquirido para o seu crescimento pessoal e profissional. Nesse sentido, o problema não é de contraposição da educação a distância com o ensino presencial, necessariamente, mas com as formas diferenciadas de distribuição do conhecimento que estão acontecendo e que tendem a se unificar. As metodologias e os processos de ensino-aprendizagem não poderão ser mais os mesmos. Nesse contexto, o professor precisará rever o seu papel, o que significa ir além de ser mero reprodutor do conhecimento existente na Internet e ser, de fato, orientador e avaliador de um processo ensino-aprendizagem rico e eficiente. Entendemos que as instituições têm estratégias educacionais específicas e que os cursos oferecidos requerem tratamentos e espaços de aprendizados diferenciados.  Do mesmo modo, por razões de custo, de comodidade e de economia de tempo, as tecnologias de apoio ao ensino encurtarão distâncias e diminuirão a necessidade da absoluta da  presenciabilidade. Para nós, torna-se fundamental considerar na análise do leque de valores que se apresenta em qualquer proposta educacional o objetivo primordial de todas as instituições de ensino que é o de oferecer ao estudante as condições de aprendizado necessárias ao pleno alcance do sucesso pessoal e profissional.  Para tanto, será preciso buscar um modelo mais apurado de avaliação  que vise analisar se o produto prometido (o curso) realmente atende aos objetivos propostos no seu projeto pedagógico. Nesses tempos competitivos em que vivemos, a sustentabilidade das instituições está relacionada diretamente ao desempenho exitoso do estudante. Este sim que representa nosso maior valor. [1] Empresário e político brasileiro. Fundador e proprietário do Grupo Sadia.  

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020