Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
***Muito se discutiu, ao longo da história, sobre método de ensino. Qual o melhor modo, o mais eficaz? Mas hoje, em meio aos desafios da atualidade, com os tantos meios tecnológicos disponíveis, antigos métodos não funcionam mais, e os especialistas estão em busca de novas metodologias, mais adequadas às exigências do nosso tempo.
O fato é que já sabem que não há como desconsiderar o impacto da internet e das redes sociais. O ensino a distância (EAD) já é uma realidade, com tendência a crescer cada vez mais. A interatividade proporcionada pela internet é o grande atrativo na busca de informações. O uso de vídeos, áudios, disponibilização de documentos, imagens, mapas, gráficos, estatísticas, etc., tudo isso enriqueceu de forma surpreendente as potencialidades no campo educativo.
Os investimentos devem ser feitos não apenas em infraestrutura, mas especialmente em capacitação humana. É preciso preparar professores e profissionais de ensino para lidar com as possibilidades oferecidas atualmente pela internet, e que são muitas! Quem souber utilizá-la em favor de uma educação com qualidade, terá certamente bons resultados. Mesmo em sala de aula, com os alunos, os recursos informacionais têm permitido uma dinâmica muito melhor, com aulas melhor preparadas, em termos de conteúdo, mais pontuais, com dados apresentados em power-point e outros meios, tudo isso dando mais atratividade e fazendo com que o professor, com tais recursos, possa melhor desenvolver as suas explanações.
Por isso, temos que estar abertos a essas novas ferramentas, saber manejá-las, conhecê-las, e buscar o aprimoramento metodológico que se faz necessário, em meio aos desafios de hoje. Nunca tivemos tanta informação disponível, tantos meios que permitem uma maior compreensão de tudo a nossa volta. É saber lidar com tudo isso, linkar as coisas certas, refletir sobre os conteúdos, fazer as análises apropriadas, para que tenhamos capacidade de pensar o mundo de hoje e construir o amanhã melhor.




