Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
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Quando falamos em educação básica, temos que entender que é preciso prioridade em investir na base da sociedade, porque é a partir da base que começam as verdadeiras reformas sociais. Quando falamos em qualidade de ensino, é pela base que devemos começar. Nesse sentido, com a tendência de aumentar as chamadas escolas de "tempo integral", principalmente no ensino público Fundamental e médio, temos que buscar meios para que esse "tempo integral" seja bem aproveitado, para haver efetivamente um processo educacional com bons resultados; processo este que desenvolva os potenciais dos alunos e os preparem não apenas ao mercado de trabalho, mas para os desafios da vida.
Não se trata apenas de alfabetizar os alunos, mas evitar o analfabetismo funcional, pois muitos até conseguem ler e escrever, mas chegam ao final do ensino médio com dificuldade, por exemplo, para redigir um texto, para ler e compreender um artigo de jornal, quanto mais um livro. E mesmo ainda as operações básicas das áreas de exatas, sem falar na dificuldade de muitos para com as operações complexas. Na parte de história e mesmo biologia, muitos chegam ao vestibular sem os conceitos básicos nestas áreas, quando o que sabem, muitas vezes, são informações que não passam da chamada decoreba. Mas nem todos são capazes de refletir as informações e os conceitos, enfim, pensar a realidade e propor novas abordagens sobre os temas estudados. Isso mostra que muitos alunos chegam desmotivados e com lacunas, e mesmo os que conseguem alcançar o ensino superior, ficam evidentes tais deficiências de pré-requisitos. Muitas vezes, em salas de aula, nos cursos de ensino superior, os professores precisam voltar a tratar de questões de ensino médio, devido a estas deficiências.
Por isso, é preciso investir na educação básica, se queremos realmente um ensino de qualidade para todos e um futuro para as gerações que iniciam sua caminhada agora.




