• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Criei uma página corporativa no Facebook, mas o que vem depois? E antes?

Outros Autores

21/05/2015 04:01:46

Andre TellesAndré Telles Publicitário, professor, escritor e especialista nos temas Inovação, Marketing e Empreendedorismo de Impacto *** Antes: A qualidade da comunicação está intimamente ligada ao entendimento das referências corretas, mas referências de quem? O entendimento das referências do receptor da mensagem para que se entregue mensagens com pertencimento e sem ruídos. Então, todos os envolvidos num processo de comunicação devem possuir referências multiculturais e amplas. Isso faz toda a diferença! Boas referências são a matéria-prima para insights. Pesquisas, análises do comportamento do consumidor, métricas bem formuladas e processos de análise de tendências (cool hunting) são alguns dos métodos para se entender as referências do receptor das mensagens de comunicação. Com as referências corretas, é possível obter uma melhor avaliação da seleção das mídias, sejam elas eletrônicas, impressas ou digitais. E aí, verificar se é o Facebook, Instagram, Pinterest ou Twitter a mídia social correta. Esta determinação da mídia correta, no caso de mídias sociais, acontece no planejamento estratégico digital. Depois: Criei minha fanpage. E agora? O canal social é um meio de relacionamento. Então, como gerar conhecimento de marca (awareness), interesse, desejo e call to action em um canal social? Primeiramente, é necessário entender que mídias sociais são menos mídia e mais social. Mídias Sociais têm relação direta com o chamado marketing de conteúdo, o qual tem relação com pesquisa, criação e compartilhamento de conteúdos, objetivando atrair, adquirir e engajar atuais ou potenciais clientes nas diferentes plataformas sociais em que marca possui presença digital. 10 dicas de melhores práticas de marketing de conteúdo:   1-    O conteúdo nas mídias sociais não pode dar a impressão que é uma reprodução de uma peça de mídia impressa; 2-    Categorize por territórios onde a marca possa explorar e gerar assunto e criação de um plano editorial; 3-    Crie "personas de marca" e "personas de público"; 4-    Conteúdo inusitado é essencial! Fuja do clichê do seu segmento de mercado; 5-    Utilidade. Publique um conteúdo útil para o público. Foco em contexto e conversações; 6-    Entenda o Real Time Marketing; 7-    Produza conteúdos honestos e transparentes; 8-    Eventualmente, utilize conteúdos com humor e oportunidade; 9-    Use linguagem pró-ativa, em tom de conversa; 10-A periodicidade deve ser adequada ao tipo de público e segmento de atuação da empresa.   Por fim, o "Marketing de Conteúdo" objetiva criar uma voz única, na qual as mensagens sejam distribuídas e alcançadas por pessoas interessadas em um determinado assunto e que se possa construir uma comunidade em torno deste tema. O engajamento e os defensores da marca serão apenas consequência do trabalho.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020