Empreender é atitude, é comportamento, é visão, é garra, é fome. Enfim, é loucura, mas uma loucura totalmente apaixonante por estar ali trabalhando no seu sonho todos os dias… (Bruno Perin)[1]O que já se escreveu sobre empreendedorismo precisa de tempo para ser lido. Em que pesem a bibliografia vasta sobre o tema e mesmo as formulações dos projetos pedagógicos dos cursos superiores, os objetivos de preparar alunos para o empreendedorismo e para a empregabilidade não chegam, na maioria das vezes, a se concretizar. Não há ações que indiquem uma proposta diferenciada para orientar os alunos a empreender. Não há nada que indique as habilidades que o aluno deva ter tais como a capacidade própria de inovar, de tomar decisões, de ser proativo, de pensar diferente, de ler constantemente, de aprender a pesquisar, de se manter atualizado, enfim, de ser curioso, criativo, perseverante e de estar a par das novas tecnologias e tendências do mercado ocupacional. Tudo acaba por ficar no lugar comum: aulas expositivas com alguns instrumentos a mais que a virtualidade disponibiliza para todos. Estamos ainda formando para o passado e não para o futuro. Na mudança do status quo, mora o segredo de empreender que, seguramente, vislumbra o amanhã. E o Brasil é potencialmente o país do empreendedorismo, das iniciativas individuais surgidas, na maioria das vezes, entre os jovens. De acordo com Bruno Perin, “empreender significa pegar uma ideia e colocá-la em prática (...). A regra é simples: Ideia + trabalho duro = sucesso. O sucesso pode demorar (...). Empreender é atitude, comportamento, visão, persistência e risco”. Corroborando o pensamento de Augusto Cury – “Ser empreendedor é executar sonhos, mesmo que haja riscos” –, Perin ensina:
É meu caro, empreender é gostar de correr risco sim. Não tem como, o risco estará o tempo todo com você juntamente com aquele velho medo de falhar. Ambos precisam estar na sua bagagem de conhecimento. Eles também te farão alçar grandes e maravilhosos voos rumo a níveis cada vez mais altos. Empreender é se desafiar todos os dias e acreditar com todas as suas forças em algo que ainda não é concreto, mas que em seu sonho já tem forma, cor, dimensão está muito bem visualizado.Com base nas reflexões de Perin e Cury, para empreender, o ensino superior deve passar por uma mudança substancial em seu modo de atuar, de ensinar, de trabalhar a realidade e as experiências no campo da aprendizagem. Deve se organizar no sentido de preparar o aluno para a vida econômica, social, cultural e pessoal, com espírito de iniciativa, criatividade, coragem, tendo sempre a palavra inovação e persistência na linha de frente. Além disso, o ensino superior deve preparar o aluno para pensar antes, e sempre, sem nunca desaminar frente aos desafios de qualquer iniciativa inovadora. De fato, tudo acontece na base da tentativa e erro e na repetição, até acertar, tal como comprovou e experimentou Tomaz Edson. Se ele houvesse desistido e parado no primeiro fracasso, a história da civilização seria outra. No Brasil de hoje, jovens empreendedores se lançam à luta com suas ideias e, quando encontram apoio para implantá-las, o caminho para o sucesso é certo. Mas esse processo leva tempo, requer persistência, determinação, obsessão e paixão. No final, as coisas acontecem. Assim, é preciso mudar a mentalidade, a organização e o “fazer”, sem ficar olhando só para trás, para o já existente, já dito, já feito, e que nada mais pode acrescentar. Empreender obriga as pessoas a saírem da zona de conforto e por em prática ideias e pensamentos com persistência. É preciso imaginação e criatividade para tornar realidade coisas consideradas até mesmo impossíveis e mudar o cenário vigente. Saber examinar e analisar tendências e descobrir oportunidades faz parte desse novo cenário. Temos um mundo novo a ser pesquisado, desvendado, trabalhado e descoberto, à espera de iniciativas de nossos jovens universitários. Não adianta encher a mente deles de conhecimentos sem finalidade. Erudição não leva a lugar nenhum se não for acompanhada de objetivos práticos de conhecimento, competências e habilidades que ajudem a por em pratica ideias e soluções novas para melhorar a vida e mudar a realidade. Queremos um mundo novo no qual não haja lugar para achismo e improvisação, mas sim para os talentos empreendedores que teimam em errar e repetir, visando descobrir coisas inovadoras. O erro pode ser caminho para a inovação, para a criatividade, para solucionar problemas e para criar novos projetos numa sequência sem fim. Empreender é sair do lugar comum e entrar no mundo do incerto, do desconhecido, mas do possível para quem persistir, imaginar, inovar e criar. Para começar, devemos repensar nosso modelo de ensino superior que já dá sinais claros de esgotamento e que, segundo o mundo do trabalho, não prepara o aluno para enfrentar os desafios do mundo atual. Todos esses problemas são confirmados pela perseverante estudante baiana Geórgia Gabriela Rezende de Souza (Jovem passa em nove universidades dos EUA e arrecada dinheiro para viagem), que acaba de ser aceita em seis universidades americanas:
A educação é pouco flexível. Estudamos as mesmas coisas, nos mesmos formatos, há décadas. Além disso, a educação superior é super engessada e os estudantes têm pouca liberdade de cursar matérias em departamentos diferentes ou mudar de curso, descobrir novas aptidões". Devemos pois simplificar os processos, pois somos enciclopédicos em tudo, ensinando inutilidades.A recente mudança nas normas do curso de Medicina – um exemplo a ser seguido – indica um bom começo do que poderíamos introduzir na maioria absoluta dos cursos: desafiar os alunos a aprender na prática o que os incita a ser mais curiosos, o que os obriga a pesquisar, o que os impulsiona a ser mais proativos, criativos e curiosos frente à realidade. Ser empreendedor é um processo que exige iniciativa, curiosidade, perseverança e domínio dos instrumentos do mundo real e virtual. A velocidade estonteante do conhecimento nos dias de hoje não mais permite que estudantes fiquem apenas como espectadores e sim como protagonistas do processo ensino aprendizagem. [1]Empreendedor, consultor, palestrante e escritor. www.brunoperin.com