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Educação neste fabuloso mundo digital

Ronaldo Mota

Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

23/07/2015 04:07:30

Ronaldo MotaRonaldo Mota Reitor da Universidade Estácio de Sá Diretor Executivo de Educação a Distância da Estácio www.diariodigital.com.br *** A maior empresa de taxi do planeta, Uber, não tem nenhum carro na frota. O Facebook, grande provedor de conteúdo, não produz nenhuma informação. O maior ofertante de acomodações do planeta, Airbnb, não dispõe de quarto de hotel. A gigantesca rede varejista Alibaba não tem nada no estoque. As maiores agências de notícias não têm nenhum jornal. Mesmo assim, mentes ingênuas imaginam que educação passará ilesa por esta revolução e aceitamos, iludidos, que as transformações nesta área serão passageiras e superficiais. Ledo engano, as mudanças na educação e nas instituições educacionais serão rápidas, profundas e drásticas. O comércio eletrônico é uma realidade em todos os países, mas particularmente interessante observar a China, epicentro desta revolução. As impressionantes vendas online chinesas, da ordem de US$ 620 bilhões por ano, já são superiores à soma das respectivas vendas americanas (US$ 380 bilhões) e europeias (US$ 228 bilhões). A China representa um potencial ativo de compras online, especialmente via celulares, provenientes de mais de meio bilhão de entusiasmados usuários. Estamos falando de produtos e serviços, muito além de equipamentos e incluindo, cada vez mais, desde alimentos a conteúdos educacionais. As universidades mudaram muito pouco nas últimas décadas, seja na China ou no Brasil, mas as tendências são claras, tanto em termos de missões como de produtos e serviços ofertados. O processo ensino-aprendizagem permanece, e assim será sempre, o núcleo central da missão universitária, mas os educandos e os educadores já não serão os mesmos, bem como seus entornos. A revolução digital não é meia revolução. Ela é arrasadora e, ainda que chegue mais tarde em alguns setores, não quer dizer que chegará mais suave. Há uma função cartorial da universidade de atestar conhecimentos e competências que, curiosamente, deverá não só permanecer como ser significativamente ampliada. Hoje, as instituições educacionais praticamente só certificam seus próprios alunos, sobreviventes de maratonas de salas de aulas, presenciais ou virtuais, e de provas espalhadas ao longo do tempo, em geral na escala de muitos anos. No futuro breve, as oportunidades de obter uma certificação, seja de disciplinas, cursos ou mesmo de profissões passarão a ser, opcionalmente para o estudante, questão de dias, o que não implica em ser mais fácil. O valor do título será proporcional ao nível de exigência, associado à marca de quem o confere, ou seja, fruto do reconhecimento social da instituição que assina o atestado. Interessante observar que tal a credibilidade da marca será cada vez menos fruto do investimento em campanhas publicitárias tradicionais e sim o resultado líquido da indicação e reconhecimento coletivo dos usuários, diretos e indiretos, deste processo de certificação. Espaço este no qual as opiniões de amigos e conhecidos nas redes sociais têm papel crucial e definitivo. Enfim, neste universo digital de docentes assemelhados a designers educacionais e de estudantes permanentes ao longo da vida, as escolas serão basicamente provedoras de conteúdos educacionais múltiplos. E porque o fazem com qualidade, resultado da capacidade de suas equipes, se legitimam para os processos de certificação de competências, tenham tais conhecimentos associados sido adquiridos dentro ou fora da instituição.  

24/07/2015

PAULO VADAS

Parabens Professor Mota, excelentes colocações. Finalmente, um visionário que já entendeu as tendencias inexoraveis da educação neste mundo digital, online, onde a informação rola solta e não é mais oligopólio das instituições educacionais. Finalmente, estamos começando a entender que não é a escola que ensina, mas sim é o aluno que aprende: onde, como, quando, e da forma que quer. As escolas tradicionais, em um ambiente em que o que importa é o resultado da aprendizagem e não mais o processo tradicional de ensino, vão ter que mudar o foco do ensino tradicional unimediado, "fechado" em sala de aula, para focar a aprendizagem aberta, multimediada e, nesse contexto, a avaliação das competencias desenvolvidas pelo aprendiz, independente de onde, como, quando, ou com quem aprendeu. A "Educação Baseada em Competencias", deste "universo digital... (em que) as escolas serão basicamente provedoras de conteúdos educacionais múltiplos", como voce bem colocou, já está requerendo que as escolas formais desenvolvam processos confiaveis de avaliação para fins de certificação das competencias desenvolvidas pelo aprendiz, independente se o aprendiz é ou não aluno daquela entidade. É um novo cenário do setor educacional, extremamente flexível, para o qual as instituições formais de educação vão ter que se adaptar para sobreviver.

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