Momento Tech Educacional

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

27/10/2020 | 5613

Momento Tech Educacional

Uma projeção para o mercado educacional 2020/2026

Por Carmem Tavares*

As pesquisas de mercado possuem por essência reunir e analisar informações para direcionamento estratégico das organizações. As ponderações das influências externas sobre um determinado segmento de mercado contribuem para eficácia empresarial. Geralmente as pesquisas além de reunirem as informações, elaboram as análises das influências externas, dados econômicos, tendências, comportamento do cliente e posicionamento da marca. São aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia comercial sólida. Porém, muitas instituições em suas análises de mercado pulam o processo de pesquisa. O Syndicate Market Research é um sindicato americano que produz relatórios consistentes através de pesquisas de mercado muito aprofundadas para diversos segmentos.  Importante, para os que que consideram a pesquisa realizada por sindicatos um ponto de partida importante, pois concentram dados específicos de um nicho. No Brasil observamos o quanto essa prática funciona através de relatórios elaborados por sindicatos e associações do de ensino. Em outubro o Syndicate Market Research publicou dezenas de relatórios voltado para as principais tendências no segmento educacional em todo o mundo com as tendências referentes ao período de 2020/2026. Faremos aqui uma abordagem do que cada um desses relatórios apresenta baseado no site da instituição.

O primeiro relatório é destinado para o mercado de testes padronizados que existem nos Estados Unidos e que albergam alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio (K-12). Várias ferramentas de marketing, como as mundialmente conhecidas, Análise das Cinco Forças de Porter, Matriz de Posicionamento, Análise de SWOT, análise de participação de mercado e análise de cadeia de valor foram utilizadas para fornecer aos leitores uma visão detalhada da dinâmica do mercado atual. Os principais destaques apresentados neste relatório apontam para a visão detalhada do mercado mundial, os ecossistemas regionais, tamanho do mercado em termos de receita, inovações, desafios, riscos fornecendo aos interessados percepções significativas para a tomada de decisão num momento em que são necessárias mudanças muito rápidas.

O segundo relatório apresentado pelo Syndicate Market Research refere-se às plataformas de aprendizagem virtuais baseadas em nuvem, com detalhamento pelo tipo de aplicativo utilizado, segmento que utilizam cada uma das plataformas (Educação Infantil a Universidade), aspectos regionais, participação no mercado global e regional de cada uma, principais tendências, características de profissionais e insights técnicos para o segmento considerando o período de 2020 a 2026. Além de incluir aspectos potencializadores apresenta também as restrições, bem como o impacto desse mercado diante da demanda, incluindo as oportunidades, aquisições, fusões e estratégias, modelos de negócios, etc. Além da metodologia descrita no primeiro relatório, o segundo apresenta ainda uma análise de atratividade de mercado em que todos os segmentos são avaliados de acordo com o tamanho de mercado, taxa de crescimento e atratividade geral.  Blackboard, Calten Softlabs, Skytaps, WizIQ, BizLibrary, treinamento BIS, Degreed, Moodle, entre outras plataformas foram consideradas no relatório. Algumas das considerações do Syndicate Market Research sobre esse mercado foram:

 

Estimativa precisa do tamanho do mercado global das plataformas virtuais de aprendizagem baseadas em nuvem
Estimativas exatas das tendências e mudanças futuras observadas no comportamento do consumidor
Crescimento dos serviços globais das plataformas em cada continente
Informações sobre o potencial de crescimento do mercado de plataformas de aprendizagem virtual baseadas em nuvem
Análise aprofundada do cenário de competitividade no setor e informações detalhadas em relação a vários fornecedores
Fatores que restringirão o crescimento do setor
Fonte: Syndicate Market Research. Outubro de 2020

 

O terceiro relatório possui foco no mercado de tutoria online (estruturada e sob demanda), por aplicativo (avaliação, tutoria por assunto), por região com análise geral detalhando a participação no mercado global, as principais tendências, os consensos profissionais e técnicos para o período de 2020/2026.

O estudo inclui as tendências, os aspectos estimulantes e de contenção do mercado de tutoria online de com foco no ensino fundamental e médio, bem como o impacto sobre a demanda no período previsto. Apesar de não abordar o ensino superior achei interessante citar.

O quarto relatório analisa o mercado de gamificação educacional por modalidade (AR, VR e outros), por aplicativo utilizado nos segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior) e por região com percepções do mercado global e regional , incluindo as principais tendências , percepções profissionais e técnicas para o período de 2020 a 2026 com base na receita.

O relatório aborda os principais movimentos estratégicos do mercado, incluindo aquisições, fusões, lançamentos de produtos, parcerias, colaborações, joint ventures, PD&I, expansão regional dos principais players envolvidos no mercado de gamificação tanto numa base global, quanto regional.

O estudo fornece uma visão crucial sobre a gamificação da educação, segmentando o mercado com base no tipo, aplicação e região. Todos os segmentos do mercado de gamificação da educação foram analisados ??com base nas tendências do presente e futuras. Os subsegmentos de crescimento mais rápido com seus principais fatores de crescimento também são apresentados no relatório. Com base no modelo, o mercado global de gamificação educacional é bifurcado em modelos de realidade aumentada (AR), modelos de realidade virtual (VR), outros modelos. A análise de tendências entre os aplicativos foi elaborada em detalhes.

Nas tendências regionais, o mercado foi dividido em América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e Oriente Médio e África. Nesse sentido, a América do Norte dominou o mercado global de gamificação educacional em 2019. A região da Ásia-Pacífico será um mercado de rápido crescimento. Por outro lado, a América Latina aponta para um crescimento moderado nos próximos anos. O Oriente Médio e a África registrarão um crescimento mais lento.

O relatório por segmento  do mercado global de gamificação educacional se apresenta da seguinte forma:

Mercado global de gamificação educacional: por modelo

  • Modelo de realidade aumentada (AR)
  • Modelo de realidade virtual (VR)
  • Outros modelos.

Mercado global de gamificação educacional: por aplicativo

  • Educação K-12
  • Ensino superior

Mercado global de gamificação educacional: por região

  • América do Norte
    • EUA
    • Canadá
    • Restante da américa do norte
  • Europa
    • Reino Unido
    • Alemanha
    • França
    • Itália
    • Espanha
    • Restante da Europa
  • Ásia-Pacífico
    • China 
    • Japão
    • Índia
    • Sudeste da Ásia
    • Restante da Ásia/Pacífico
  • América latina
    • Brasil
    • Argentina
    • Restante da américa latina
  • Oriente Médio e África
    • Países GCC
    • África do Sul
    • Restante do Oriente Médio e África

Principais destaques para o período estipulado são:

 

Estimativa precisa do tamanho do mercado global de gamificação na educação 
Crescimento global e regional da indústria de gamificação
Análise aprofundada do cenário competitivo da indústria e informações detalhadas em relação a vários fornecedores
Informações detalhadas sobre os fatores de crescimento dos fabricantes de gamificação educacional

 Fonte: Syndicate Market Research. Outubro de 2020

 

O quinto relatório traz a temática dos sistemas de gerenciamento de sala de aula no ensino superior. Ações realizadas por professores para que a aprendizagem seja de fato estimulante. Métodos e ferramentas utilizadas, gestão do comportamento e o processo de comunicação entre alunos e professores.  A gestão da sala de aula auxilia na identificação e resolução dos problemas. O relatório trabalha com previsão e análise de sistemas de gerenciamento de sala de aula em nível global e regional. O estudo fornece dados históricos de 2016 a 2019, juntamente com uma previsão de 2020 a 2026 com base na receita (milhões de dólares). O estudo inclui direcionadores estratégicos, bem como as restrições para o mercado de sistemas de gerenciamento de sala de aula, juntamente com o impacto sobre a demanda que sofrerão durante o período de previsão. Além disso, o relatório inclui o estudo das oportunidades disponíveis no mercado de sistemas de gestão de sala de aula em nível global e regional. Os principais destaques estão nos seguintes pontos:

 

Fatores que acelerarão o crescimento desse mercado nos próximos sete anos
Estimativa precisa do tamanho do mercado global e regional
Análises exatas das tendências e mudanças futuras observadas no comportamento do consumidor
Informações detalhadas sobre os fatores que podem restringir o crescimento das empresas de sistemas de gestão em sala de aula

Fonte: Syndicate Market Research. Outubro de 2020

 

O sexto relatório refere-se aos cursos e-learning estabelecendo as principais ferramentas de acesso (tablets, smartphones, outros instrumentos) por segmento, do ensino fundamental ao ensino superior incluindo ainda o mercado de educação corporativa. Também está detalhado por região e desempenho global com a mesma periodicidade de 2020 a 2026.

O relatório alberga a previsão e análise para o mercado de cursos de e-learning em nível global e regional. O estudo fornece dados históricos de 2016 a 2019, juntamente com a previsão de 2020 a 2026 com base na receita (milhões de dólares). O estudo inclui direcionadores e restrições, impacto que eles têm sobre a demanda no período previsto. Além disso, o relatório inclui o estudo das oportunidades disponíveis no mercado de cursos de e-learning em nível global e regional.

 

Fatores que acelerarão o crescimento desse mercado nos próximos sete anos
Estimativa precisa do tamanho do mercado global e regional de cursos online
Análises exatas das tendências e mudanças futuras observadas no comportamento do consumidor
Informações detalhadas sobre os fatores que podem restringir o crescimento das empresas de sistemas de gestão em sala de aula
Fonte: Syndicate Market Research, Outubro de 2020 

 

O sétimo relatório aborda a computação em nuvem do segmento educacional. Especifica o mercado por tipo de produto. Infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS), software como serviço (SaaS). Por aplicativo (ensino básico e superior), uma análise geral detalhada, a participação no mercado global, as principais tendências, Insights profissionais e percepções técnicas desse mercado até 2026. 

O estudo oferece uma avaliação abrangente da concorrência, limitações, estimativas de vendas, tendências atuais e emergentes e dados de mercado validados por esse mercado. 

Em termos de computação em nuvem no mercado do educacional, Amazon Web Services, Microsoft Azure, IBM, Aliyun, Google Cloud Platform, Salesforce, Rackspace, SAP, Oracle, Dell EMC, Adobe Systems, Verizon Cloud, NetApp, Baidu Yun, Tencent Cloud, A Blackboard apaecem aparecem como as a principais empresas operando globalmente. Esses gigantes implementaram estratégias de negócios importantes, como inovação de produtos, parcerias e colaborações estratégicas, lançamentos de novos produtos, lançamentos de novos serviços, joint ventures e contratos para reforçar sua posição no mercado. Os principais dados apresentados são:

 

mapa de desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo para entender a taxa de crescimento do setor
análise definitiva para a mudança de uma dinâmica competitiva
método dinâmico para vários fatores que impulsionam ou restringem o crescimento do mercado
estimativa de sete anos com base em como o mercado deve crescer 

Fonte: Syndicate Market Research. Outubro de 2020

 

O ultimo relatório que iremos abordar tem foco em produtos de aprendizagem, incluindo hardware e software utilizados que trabalhe com o conceito de sala de aula inteligente. Apresentam uma análise geral detalhada sobre a participação no mercado de salas de aulas inteligente com foco no ensino médio e superior, as principais tendências, os consensos técnicos e insights profissionais para o período também de 2020 a 2026.

O relatório oferece avaliação e análise do mercado em nível global e regional, bem como uma avaliação abrangente da concorrência no segmento, limitações, estimativas de vendas, tendências atuais e emergentes e dados de mercado validados para o setor.  Apresenta ainda previsões globais e regionais incluindo motivações e restrições para o mercado de salas de aula inteligentes, juntamente com o impacto que eles têm sobre a demanda durante o período de previsão, além de fornecer uma visão importante sobre a segmentação do mercado com base no tipo de produto, aplicação e região. Os principais associados do mercado de salas de aula inteligentes são Smart Technologies, Educomp, Everonn, HCL Learning, Microsoft, Pearson, Samsung, Dalian Neusoft, entre outros. Os principais dados apresentados no relatório são os mesmos do relatório acima apresentado.

Com o objetivo de demonstrar a existência desses relatórios reservamos essa edição do Momento Tech Educacional. Todos os dados desse texto foram extraídos do site do Syndicate Market Research, onde existem diversos relatórios de mercado sobre o segmento educacional. Focamos apenas em alguns. Segue abaixo o link do site para acesso aos relatórios completos.

Link para os relatórios - clique aqui.

 

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*Carmem Tavares é Gestora Educacional e de Inovação com 28 anos de experiência no mercado educacional privado brasileiro em instituições de diversos portes e regiões

 

Os textos aqui apresentados são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião e/ou o posicionamento da ABMES.

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Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

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