Soluções tecnológicas de análise de voz e seu uso na educação

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

29/06/2021 | 7107

Soluções tecnológicas de análise de voz e seu uso na educação

Por Carmem Tavares*

Sendo universidades, faculdades e escolas instituições humanas, tanto em seus processos quanto nos resultados, temos buscado tecnologias que aprimorem os processos internos promovendo uma gestão e processos mais eficientes.

Conheci recentemente a Nemesysco, empresa israelense com uma tecnologia única no mundo em soluções de análise de voz denominada “Layered Voice Analysis”. As soluções da Nemesysco atendem a diferentes necessidades dos mercados de segurança, corporativo e financeiro, permitindo que as organizações aprimorem a detecção e prevenção de crimes; agilize as investigações; identifique e combata a fraude de forma mais eficaz; melhore a avaliação da veracidade durante os processos de recrutamento e seleção e forneça melhores serviços ao público que dela necessite. Chamou-me especial a atenção o recrutamento e seleção para ser utilizado em instituições de ensino, haja vista que o conceito denominado Emotional Diamond foi desenvolvido para identificar 8 parâmetros emocionais, a saber: energia, paixão, excitação, inquietação, estresse, esforço mental, incerteza e concentração, como nos demonstra a figura abaixo.

Logo percebi, que a tecnologia desenvolvida pela Nemesysco poderia ser utilizada em diversas áreas dentro de uma instituição de ensino e convidei o CEO da empresa Amir Liberman para uma entrevista explicando a tecnologia desenvolvida por sua empresa e suas aplicações no mercado educacional. Segue abaixo:

  1. Amir, o que é a Nemesysco?

A Nemesysco é uma empresa de tecnologia em crescimento, dedicada à pesquisa de análise de voz e a forma como as emoções genuínas são expressas na voz. Nosso trabalho se concentra em projetar, testar e implementar soluções baseadas nas descobertas de nossas pesquisas. As aplicações atendem a quase todos os aspectos de nossas vidas, de relacionamentos interpessoais a interfaces homem-máquina e de romance a investigação criminal e análise de inteligência.

Nossa tecnologia de análise de voz foi projetada para revelar o estado emocional genuíno de uma pessoa, detectando e medindo mudanças psicofisiológicas incontroláveis na voz do indivíduo durante conversas abertas. Ela é indiferente ao idioma ou ao conteúdo da fala e pode detectar e medir uma variedade de emoções, incluindo excitação, entusiasmo, assertividade, agressividade, estresse, frustração, fadiga e muito mais.

Nossa tecnologia tem muitas aplicações no campo de recursos humanos, bem como em outros mercados verticais, incluindo Call Centers, seguradoras e serviços financeiros, saúde mental e muito mais.

  1. Como a Nemesysco atua com uma ferramenta para diagnóstico psicológico que pode ser utilizada pelo setor de Recursos Humanos. A ferramenta foi criada para atender a que demanda de mercado?

Com a compreensão de que funcionários são o ativo mais sensível e precioso de uma empresa, as soluções da Nemesysco para os aplicativos de recursos humanos cobrem todo o ciclo de vida do processo. Desde testes de recrutamento, onde nossas soluções identificam os pontos sensíveis para cada candidato e ajudam o empregador, bem como o entrevistador aprenderem sobre a verdadeira personalidade de um candidato até entrevistas de desligamento em que os pontos críticos "não escritos" podem ser descobertos por nossas soluções, sobretudo as que afetam a organização no longo prazo, se não forem abordadas.

Identificamos tarefas relacionadas ao trabalho com as quais cada funcionário se sente melhor e terá mais prazer em realizar quando solicitado. Também destacamos as tarefas de trabalho com as quais o funcionário terá dificuldade e ajudamos a identificar a equipe mais adequada e eficiente para uma tarefa ou projeto.

Pesquisas periódicas com funcionários, que obviamente podem ser anônimas, podem revelar a verdade sobre a conexão que os funcionários sentem com seus gerentes, seu compromisso com os objetivos organizacionais e a aceitação dos regulamentos de segurança e qualidade definidos.

Em alguns casos, nossas soluções são usadas para revelar a origem da animosidade entre os funcionários e ajudar a resolver problemas.

  1. Conte-nos sobre as funcionalidades desta ferramenta e como ela agrega valor institucional.

O recurso exclusivo mais óbvio nas soluções da Nemesysco é a experiência do teste. Todos os testes são realizados em entrevistas abertas, permitindo que candidatos ou colaboradores se expressem de forma livre, aberta e com suas próprias palavras. Normalmente, não há limite de tempo e a abordagem é respeitosa para com quem está sendo avaliado. Este processo de avaliação pode ser orientado por humanos ou automatizado. Também pode acontecer no local, por telefone ou por meio de uma conexão com a web, como Skype ou Zoom. Os testes podem ser personalizados de acordo com a necessidade e enfocam emoções, riscos ou métricas de personalidade. O valor real é criado quando os funcionários certos conseguem os empregos mais adequados para eles, onde podem crescer e se tornar um bom ativo para a organização. Orçamento e recursos gastos em atribuições incorretas podem ser muito caros e até mesmo prejudiciais para uma organização.

  1. Você acredita que a ferramenta pode ser útil para contratação de profissionais da educação dentro das faculdades e universidades?

As soluções de verificação da Nemesysco podem ajudar a contratar profissionais para educação de várias maneiras. A maneira básica é, obviamente, validar o conteúdo dos currículos e talvez áreas que possam ser relevantes para a má conduta pessoal, história e comportamentos que não deveriam fazer parte do ambiente escolar. Por exemplo, o uso de drogas ilícitas, consumo excessivo de álcool, histórico de assédio sexual ou violência e assim por diante. O lado complementar desses exames é o nosso teste de personalidade único, que garante que o novo profissional não tenha apenas o conhecimento técnico, mas também as habilidades pessoais para liderar um grupo de alunos.

  1. Quais os outros produtos da Nemesysco que podem ser úteis ao mercado educacional?

Existem várias maneiras adicionais de ajudar o sistema educacional. Em primeiro lugar, podem ser desenvolvidas ferramentas para avaliar o estado de espírito dos alunos. Alguns exemplos incluem a detecção de estresse extremo, ansiedade e depressão. Nossas ferramentas podem ser usadas na prevenção do suicídio, bem como na detecção de problemas mentais de vários tipos, problemas de TDA / TDAH, e uso de drogas. Também podem ser usadas para obter feedback objetivo e realista dos alunos sobre os professores.

Além disso, nossa tecnologia pode ser adicionada a ferramentas de aprendizagem remota para avaliar cargas cognitivas, habilidades de aprendizagem, compreensão dos dados de treinamento e avaliação remota do bem-estar dos alunos.

O monitoramento contínuo do bem-estar e do humor dos funcionários também é outra área que pode ser contemplada por nossas ferramentas.

  1. Há concorrentes no Brasil? Em que o seu produto se diferencia do concorrente?

Não temos conhecimento de nenhuma tecnologia semelhante no mundo. É importante entender que o que a Nemesysco oferece não é a análise da emoção falseada, mas a detecção da emoção genuína, e não há competição para a Nemesysco nesse quesito.

Biografia: Amir Liberman é um pesquisador líder mundial no campo da análise da voz humana, e o primeiro a identificar as 3 sensações básicas na voz humana: Excitação (sensação positiva), Estresse (sensação negativa) e incerteza (estresse cognitivo). Começou sua pesquisa de análise de voz em 1997, em resposta a um ataque terrorista que tirou a vida de 3 jovens mães em Israel. Sua intenção original era construir o “detector de mentiras definitivo” com base na análise de fala e outras técnicas mais comuns de avaliação da veracidade, mas rapidamente mudou o escopo de sua pesquisa para explorar propriedades únicas da voz que ele identificou em seus casos de teste preliminares. Destaque recente da Revista Time pelo patenteamento de seu produto.

 

_____________
*Carmem Tavares é Gestora Educacional e de Inovação com 28 anos de experiência no mercado educacional privado brasileiro em instituições de diversos portes e regiões

Curtir:

Compartilhar:

Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

contato@proinnovare.com.br - www.proinnovare.com.br