Marcos Educacionais: Celebrando o Futuro

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

17/12/2024 | 159

Marcos Educacionais: Celebrando o Futuro

Por Carmen Tavares*

À medida que o calendário se aproxima do encerramento de mais um ciclo anual e vislumbramos a chegada de 2025, temos a oportunidade de refletir sobre a importância das transições, especialmente no contexto educacional. Encerrar ciclos no ambiente educacional vai além do simples término de períodos letivos; significa consolidar aprendizagens, reafirmar valores e preparar-se para novos desafios.

Os ciclos educacionais desempenham um papel significativo, estruturando o aprendizado em etapas que promovem a continuidade e o desenvolvimento integral. Estudos mostram que essa abordagem reconhece a natureza acumulativa do aprendizado, permitindo avanços e revisões ao longo do tempo. Esses momentos de transição não apenas encerram etapas, mas abrem possibilidades, simbolizando conquistas para os educandos e oportunidades de reflexão e inovação para os educadores. Finalizar um ciclo, portanto, é muito mais do que um ponto final; é parte de um contínuo de crescimento.

Os rituais que acompanham o encerramento de ciclos têm papel central na formação de memórias significativas e no fortalecimento de vínculos. Como argumenta Boaventura de Sousa Santos, “a educação é um espaço de construção coletiva, onde passado, presente e futuro dialogam para moldar identidades e perspectivas” (A Cruel Pedagogia do Vírus, 2020). Esses rituais, como cerimônias de formatura e momentos de partilha em sala de aula, não apenas reconhecem o esforço individual e coletivo, mas também reforçam o senso de pertencimento e comunidade.

Além disso, a celebração de transições fortalece a resiliência emocional dos estudantes. Ao reconhecerem suas realizações, eles desenvolvem maior confiança e uma mentalidade de crescimento, essenciais para enfrentar novos desafios com determinação. Esses rituais funcionam como âncoras emocionais, oferecendo estabilidade e inspiração.

O papel dos educadores é fundamental nesse processo. Por meio de práticas pedagógicas reflexivas, os professores ajudam os alunos a consolidar aprendizagens e se preparar para as próximas etapas. Isso envolve oferecer feedback construtivo, promover a expressão pessoal e conectar o aprendizado teórico à aplicação prática. Como afirma Ary Guilherme Plonski, “a construção de um processo educativo transformador depende da colaboração contínua entre alunos, educadores e a sociedade, em uma dinâmica que valorize o conhecimento prático e a inovação como pilares para o futuro” (Gestão da Inovação na Educação, 2018). Essa abordagem destaca a necessidade de uma interação equilibrada e produtiva durante as transições educacionais.

Além disso, o reconhecimento das trajetórias únicas de cada estudante é crucial para garantir transições inclusivas e enriquecedoras. Cada aluno traz consigo um conjunto de experiências, talentos e desafios que devem ser considerados na construção de um ambiente educacional diverso e acolhedor. Como Ana Torkomian ressalta, “a educação transformadora exige que valorizemos o potencial criativo e empreendedor dos alunos, construindo pontes entre o conhecimento acadêmico e o mundo real” (Empreendedorismo Universitário no Brasil, 2018).

Os momentos de transição, embora essenciais no contexto educacional, também têm reflexos fora da escola. Na vida cotidiana, muitas vezes enfrentamos mudanças que nos convidam a refletir sobre o passado, aprender com ele e abraçar o futuro. No entanto, no ambiente educacional, essas transições têm uma profundidade especial, pois moldam caráter, ética e pensamento crítico. Como Boaventura de Sousa Santos afirma, “aprender é resistir, criar e reinventar; é preparar-se para um futuro que exige resiliência e criatividade” (A Cruel Pedagogia do Vírus, 2020).

Com o avanço das tecnologias e o crescimento de inovações educacionais, a dinâmica de fechamento e início de ciclos se torna ainda mais relevante. Em um mundo onde a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) é cada vez mais valorizada, os ciclos transcendem a educação formal, incorporando experiências informais, cursos rápidos e o desenvolvimento contínuo de competências. Essa abordagem amplia o alcance da educação, adaptando-a às exigências de um cenário global em constante transformação.

Com esse contexto em mente, queremos expressar nossa profunda gratidão a cada um de vocês, leitores da coluna Momento Tech Educacional. Ao longo deste ano, vocês foram não apenas receptores de informações, mas também participantes ativos em uma jornada de aprendizado, reflexão e transformação. Sua dedicação e interesse contínuos por temas relacionados à educação e tecnologia são a força motriz que nos inspira a buscar sempre o melhor conteúdo e as ideias mais inovadoras.

A cada interação, mensagem e comentário recebido, reafirmamos o impacto positivo de uma comunidade engajada e comprometida. É por meio desse diálogo que construímos pontes entre a teoria e a prática, tornando o conhecimento acessível e aplicável em diferentes contextos.

Enquanto nos despedimos de 2024, desejamos que 2025 seja um ano repleto de inovações, aprendizado e crescimento. Que este novo ciclo seja uma oportunidade para avançarmos juntos em direção a uma educação mais inclusiva, dinâmica e adaptada às demandas do século XXI.

Que possamos, coletivamente e individualmente, andarmos em novidade de vida, abraçando não apenas as transformações tecnológicas e pedagógicas que moldam o futuro, mas também o Deus que criou passado, presente e futuro. Que cada um de nós encontre inspiração para superar desafios, criar novas soluções e contribuir para um mundo mais equitativo e sustentável.

Desejamos a todos vocês um ano de realizações, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Que 2025 seja marcado por avanços significativos na educação e por descobertas que fortaleçam nosso compromisso com a excelência.

Com os mais sinceros votos de sucesso e prosperidade,

Prof.Msc. Maria Carmen Tavares Christóvão

@Carmen_Tavares_christo

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*Maria Carmen Tavares Christóvão é Mestre em Gestão da Inovação com área de pesquisa em Inovação Educacional. Diretora da Pro Innovare Consultoria de Inovação atuou como Reitora, Pró Reitora e Diretora de Instituições de Ensino de diversos portes e regiões no Brasil. www.proinnovare.com.br

 

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Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

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