Indicadores de qualidade da educação superior: aplicabilidade nas modalidades presencial e EAD

Indicadores de qualidade da educação superior: aplicabilidade nas modalidades presencial e EAD

Realizado presencialmente, com carga horária de 20h, o curso apresentará os indicadores de qualidade das modalidades presencial e a distância aplicados na educação superior, com base na legislação atual, com os seguintes objetivos:

  • Apresentar o histórico, a concepção e a composição dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira;
  • Analisar os impactos dos indicadores de qualidade nos processos de entrada e de permanência no sistema e-MEC;
  • Analisar situações decorrentes de indicadores satisfatórios e insatisfatórios que geram medidas aplicadas às IES e aos cursos de graduação pela Seres/MEC;
  • Discutir cases vinculados aos indicadores de qualidade relacionados às IES e aos cursos de graduação objetivando o alcance de conceitos satisfatórios e sucesso pelas IES;
  •  Debater o cenário da educação superior com base em uma abordagem quantitativa.

Metodologia
Nesse curso, a ABMES oferece aulas presenciais ministradas por especialistas que acompanham de perto a legislação e as mudanças da educação superior.  

O tema será desenvolvido por meio de métodos pedagógicos, pautados em técnicas ativas e participativas, com a utilização de recursos didáticos, visando a construção coletiva, além da realização de exercícios.

Técnicas
Exposição oral, atividade teórico-prática, grupo de trabalho, cases e simulação.

Certificado
O certificado de aperfeiçoamento será emitido pela ABMES, mediante participação nas atividades.

Público-alvo
Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Coordenadores, Procuradores Institucionais e Profissionais da Educação Superior.

Data: 11 e 12 de abril de 2019 (quinta e sexta-feira)

Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES), SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" - Edifício Vision Work & Live, 9º andar, Brasília/DF

Carga horária: 20h (vinte horas)

Programação
11/04/2019 - quinta-feira

8h30 | Welcome coffee e credenciamento

9h | Abertura do curso e informes

9h30 a 12h | Indicadores de Qualidade: histórico, concepção e composição, segundo a legislação -  Expositora: Profª. Iara de Xavier

12h a 14h | Almoço

14h a 15h30 | Processo de reformulação das normativas de regulação e supervisão da Educação Superior - Expositora: Profª. Patrícia Vilas Boas

15h30 a 16h | Coffee Break

16h a 17h30 | Impactos dos Marcos Regulatórios nas IES e nos Cursos de Graduação - Expositora: Profª. Patrícia Vilas Boas 

17h30 a 18h | Debate

20h | Jantar de Confraternização (por adesão)

12/04/2019 - sexta-feira

9h a 12h | Situações decorrentes de indicadores satisfatórios e insatisfatórios que geram medidas aplicadas às IES e aos cursos de graduação - Expositor: Prof. Paulo Chanan 

12h a 14h | Almoço

14h a 15h30 | Cases vinculados aos indicadores de qualidade - Expositores: Prof. Paulo Chanan, Profª. Francislene Hasmann e Prof. Max Damas

15h30 a 16h | Coffee Break

16h a 17h | Cenários da Educação Superior Brasileira - Expositor: Profª. Sólon Caldas

17h a 17h30 | Debate

17h30 a 18h | Encerramento

Especialistas
* Iara de Moraes Xavier - Assessora da presidência da ABMES e consultora especializada na área educacional. Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Professora aposentada da Universidade de Brasília (Unb). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Conselheira titular do CC-Pares da Seres/MEC. Consultora da EDUX.

*Paulo Chanan - Membro do Conselho de Administração da ABMES. Especialista em avaliação da educação superior e em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE. Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

*Sólon Caldas - Diretor executivo da ABMES e assessor executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum). Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Inovação Tecnológica, bacharel em Administração.

*Patrícia Vilas Boas - Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Unb). Diretora de Regulação da Educação Superior da Seres/MEC no período de 2016 a 2018. Membro da Comissão Nacional de Avalição da Educação Superior (CONAES) e do CC-Pares no mesmo período.

*Max Damas - Professor e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Graduado em Engenharia da Computação, mestre em Sistemas e doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em pesquisa operacional, otimização e alocação de recursos. Representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular na Comissão Consultiva de Análise dos Instrumentos de Avaliação Externa.

*Francislene Hasmann - Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do grupo Ser Educacional. Possui pós-doutorado em Engenharia Química e doutorado em Biotecnologia. É professora universitária desde 1999 e professora pesquisadora stricto sensu da Universidade do Amazonas.

Investimento


Associado ABMES
 

R$ 1000,00 (mil reais) 


Não associado
 

R$ 2000,00 (dois mil reais)

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