Currículos inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital

Currículos inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital

Os desafios do século XXI exigem que a educação superior trilhe novos rumos e supere o descompasso entre a formação ofertada nas instituições de educação superior (IES) e a exigida pela sociedade contemporânea pós-digital. Isso significa que novos modelos e novas práticas, concebidas sob novos paradigmas, precisam ser implementados para que a formação humana e profissional esteja devidamente alinhada às transformações estruturais trazidas pelas novas tecnologias e os avanços das ciências, que foram ainda mais aceleradas com a chegada da pandemia da Covid-19. 

Mas quais são as características da atualidade que demandam essas mudanças na educação superior? Que mudanças são necessárias para inovar? É possível inovar em um setor altamente regulado? Tais mudanças têm respaldo legal? Por onde começá-las ou onde encontrá-las?

Acreditamos que um bom começo passa por uma reflexão aprofundada sobre o que sustenta a prática de formação, ou seja, o currículo.

Dessa forma, este curso pretende trabalhar não apenas os princípios basilares da construção curricular, mas também promover um processo de formação significativa, abordando e discutindo questões relevantes sobre currículos inovadores; gestão; novas metodologias; modelos, limites e possibilidades existentes na regulação e nos instrumentos de avaliação vigentes.

Este curso é uma realização da ABMES em parceria com a Edux Consultoria.

Objetivos

  • Contribuir para a ruptura das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais, distantes das exigências formativas atuais, dotando os participantes dos insumos necessários à construção de currículos inovadores, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho em acelerada transformação;
  • Refletir sobre os desafios e oportunidades da educação superior no século XXI;
  • Problematizar os atuais modelos de organização curricular e sua adequação à formação humana e profissional para atuar numa sociedade complexa, tecnológica e competitiva;
  • Analisar os marcos regulatórios e os instrumentos de avaliação da educação superior, identificando possibilidade e limites para a implementação de inovações curriculares no âmbito das IES, em cursos de graduação presenciais, EAD e/ou híbridos;
  • Apresentar o contexto de transição regulatória da educação superior, com ênfase na possibilidade da autoregulação do setor privado, discutindo as implicações nas IES e seus currículos de graduação.

O curso acontecerá de forma on-line, proporcionando aos alunos a flexibilidade para estudar onde e quando quiserem.

As aulas serão divididas em 4 módulos:

Módulo I - Lições sobre o Século XXI: reflexões sobre as complexidades da Educação Superior na contemporaneidade.

Módulo II - Modelos Curriculares para Cursos de Graduação: tradição x inovação.

Módulo III - Transição regulatória da Educação Superior Privada, com ênfase na possibilidade da autorregularão, e implicações nas IES e nos currículos de graduação.

Módulo IV - Atividades práticas em grupo. 

Materiais disponíveis nos módulos:

  • Infográficos
  • Slides multimídia
  • Leituras referenciais em PDF
  • Materiais de curadoria
  • Videoconferência
  • Quiz interativo

Cronograma:

Início do curso 16/09

Módulo 1

16/09 a 29/09 - horário livre, a critério do aluno

Videoconferências (10h às 11h):
16/09
24/09
29/09

Módulo 2

30/09 a 13/10 - horário livre, a critério do aluno

Videoconferências (10h às 11h):
30/09
05/10
13/10

Módulo 3

14/10 a 27/10 - horário livre, a critério do aluno

Videoconferências (10h às 11h):
14/10
20/10
27/10

Módulo 4

28/10 a 11/11 - horário livre, a critério do aluno

Videoconferências (10h às 11h):
5/11
11/11

 

Especialistas

 *Iara de Xavier - Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Especialista em Educação Superior. Diretora Executiva da Edux Consultoria. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília (UnB).

 

 *Paulo Chanan - Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Membro do Conselho de Administração e assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

 

 *Patrícia Vilas Boas - Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Políticas Públicas Sociais (ENAP) e em Educação a Distância (UnB). Diretora técnica da Edux Consultoria. No MEC atuou como diretora de Regulação da Educação Superior (SERES) e diretora de Programas da Secretaria Executiva, entre outras funções. Foi membra da CONAES e do CC-PARES.

 

 *Max Damas Doutor em Engenharia Produção com ênfase em Pesquisa Operacional e Otimização e Alocação de Recursos. Professor e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Especialista em educação superior. Assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

 *Francislene Hasmann - Doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado em Engenharia Química. Professora universitária desde 1999. Professora pesquisadora stricto sensu da Universidade da Amazonas (Unama). Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do grupo Ser Educacional.

 

Designer instrucional do curso

 *Luciana Santos - Fundadora da consultoria Simplifica EdTech. Atua como coordenadora de qualidade e inovação na Rede Senac EAD e de projetos na Foreducation EdTEch. É especialista em Avaliação por Competências e Habilidades, Learning Analytics, Design Instrucional e Sistemas Personalizados de Aprendizagem. Certificada pelo programa Google Certified Innovator do Google. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos, Machine Learning e Ambientes Digitais. Mestre em Gerontologia. Pedagoga, com MBA em Inteligência Artificial, Data Science e Big Data.
 

Participações especiais

 *Sólon Caldas - Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), possui MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Inovação Tecnológica. Professor universitário, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e assessor executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

 

 *Bruno Coimbra - Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (FESMPDFT) e mestre em Políticas Públicas. Desde 2009 atua em setores regulados, sendo desde 2011 na regulação da educação superior. Assumiu em 2016 a assessoria jurídica da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Investimento

Associado ABMES

R$ 999,00

Não associado

R$ 1.999,00

 

 

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