Formando Procuradores Institucionais para o Século XXI

Formando Procuradores Institucionais para o Século XXI

Atendendo a pedidos de instituições de educação superior (IES) de todo o país, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lança, em parceria com a EDUX21 Consultoria Educacional, seu primeiro curso de formação de Procuradores Institucionais.

O objetivo principal é contribuir para a profissionalização e o aprimoramento da performance dos Procuradores institucionais que atuam nas IES privadas, abordando questões relevantes do atual cenário da educação superior e do mundo profissional contemporâneo, papeis e práticas do PI no cotidiano acadêmico e nos processos regulatórios e avaliativos, bem como no acompanhamento e tramitação de processos no Sistema e-MEC. 

Conteúdo:

Módulo 1Cenário da educação superior contemporânea 
Desafios da educação superior do século XXI. Normas atuais e tendências dos processos regulatórios, de avaliação e de supervisão.  A criatividade e inovação como elementos de transformação. Internalização. Educação e mercado de trabalho. Educação Verde e responsiva.

Módulo 2 – O PI e as políticas públicas de educação superior
Conhecendo a estrutura e os principais atores da regulação, avaliação e supervisão da educação superior (MEC, Ineo, CNE, Conaes). Contribuições do PI para o sucesso do ENADE na IES. O PI e o cumprimento das DCNs. O PI e a CTAA. Como preparar IES e cursos para as avaliações externas (presenciais e virtuais).   

Módulo 3 – Mão na massa: funcionalidades do sistema e-MEC para o PI 
Protocolos, consultas, atualizações cadastrais, formulários eletrônicos, diligências, comunicados, recursos e contrarrazões no Sistema e-MEC.  Acompanhamento dos atos regulatórios. Parceria e corresponsabilidades possíveis. Canais de comunicação com os setores do MEC.

Módulo 4 –   O que se espera do Procurador Institucional?
Perfil, competência e habilidades desejáveis. Funções e obrigações do PI nos diversos cenários da IES.  Interfaces institucionais com MEC, CNE e Inep.

Público-alvo: Procuradores Institucionais; Gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores de cursos e demais interessados.

Curso on-line | Aulas síncronas
Data:
24 e 25 de agosto (quarta e quinta-feira)
Hora: 9h às 18h
Carga horária: 16h

Metodologia:

  • Trilha de aprendizagem disponibilizada em ambiente virtual de aprendizagem (curadoria de materiais)
  • Fóruns de interação/dúvidas

Especialistas:

Iara de Xavier Diretora Executiva da EDUX21 Consultoria Educacional. Especialista em Educação Superior. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília (UnB). Doutora em Saúde Pública.

Patrícia Vilas Boas – Diretora técnica da EDUX21 Consultoria Educacional. Atuou no Ministério da Educação como diretora de Regulação da Educação Superior (Seres/MEC) e diretora de Programas da Secretaria Executiva, entre outras funções. Foi membro da CONAES e do CC-PARES. É Mestre em Educação. Pós-graduada em Políticas Públicas Sociais e em Educação a Distância.

Simone Imperatore Consultora Sênior da EDUX21. Professora universitária. Integra a União Latino-americana de Extensão Universitária e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Desenvolvimento Regional, pós-graduada em cursos nas áreas de gestão e educação, Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Pedagogia. Autora de livros na área de educação e palestrante nacional e internacional.

Victor Vidal Diretor de projetos da EDUX21 e palestrante em eventos nacionais. É graduado em Direito. Trabalhou no Núcleo de Apoio ao Procurador Institucional (NAPI), órgão vinculado ao Gabinete da Seres/MEC, no atendimento às IES quanto aos procedimentos regulatórios, fluxos e processos no Sistema e-MEC.

Marcos Soares Graduado em Geografia e Serviço Social, mestre em Ciências Sociais com orientação em Educação pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) – sede Argentina. Atuou, entre outras funções, como Assessor Internacional do Gabinete do Ministro da Educação e de Chefe de Gabinete da Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Heverton Carvalho Consultor educacional especializado, atuando há 9 anos em regulação e avaliação educacional em todos os estados brasileiros. É graduado em Ciências Biológicas e Gestão da Qualidade Total. Presta consultoria in loco na preparação documental e acompanhamento das avaliações do Inep/MEC institucionais e de curso, além de treinamentos e formações continuadas.

Participações especiais:

  • Max Damas – Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA
  • Paulo Chanan Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional
  • Sabrina Kiszner Procuradora Institucional, coordenadora da CPA e do Comitê de Responsabilidade Social da FACCAT
  • Glauciana de Araujo Soares – Procuradora Institucional e Assessora de Planejamento da Reitoria UNICEPLAC

Investimento:
Associado ABMES e Clientes EDUX21: R$ 799,00
Egressos ABMES cursos: 30% de desconto
Não associado: R$ 1.999,00

_

Curtir:

Compartilhar: