20/09/2017
Paulo Urbano Avila
"...A outra é tornar o Ensino Superior mais atrativo e com modelos promotores de um pensamento criativo. Tecnologia não basta..."
Boa análise Profa.Carmen !
Estou fazendo um estudo paralelo da Inovação e a Economia Criativa :
" O Astrônomo Fred Hoyle diz que, quando Albert Einstein expôs sua Teoria da Relatividade, "Ele colocou uma questão de ESTILO antes de toda a confusão dos detalhes..... Obviamente, os físicos jamais se rendem ao estilo, pois a palavra faz lembrar Beau Bummell. Mas estilo é isso "
Extraído do livro Economia Criativa - John Howkins
Obrigado pela motivação Profa. Carmen
16/09/2017
Denyse Guedes
Parabéns Carmen!!! Artigo muito bem elaborado e elucidativo, ressaltando pontos importantíssimos a serem divulgados e trabalhados. Ao que se refere à legislação cabe aqui destacar que, infelizmente algumas IES estão deixando a desejar no que diz respeito à atualização das mesmas bem como a devida aplicabilidade. bjss
16/09/2017
Jaime Stabel
Artigo muito interessante e sobre um tema de extrema importância. Atualizar todos os processos educacionais para adaptar-se às realidades do mundo que se comunica instantaneamente é um desafio e tanto.
Parabéns.
15/09/2017
Carlos Ferrara Junior
Parabéns. O Artigo traduz a real necessidade de renovação educacional.
Para o alcance da tão sonhada inovação se faz razoável dprimorar uma verdadeira mudança do conceito de gestão educacional que, acredito eu, pode ser conquistada a partir de uma visão Bioética em que é possível encontrar soluções novas para os problemas emergentes.
O modelo conhecido por "Economia de Comunhão" é uma das principais possibilidades que a administração moderna nos apresenta para alcançar essa necessidade.
Gostei muito Profa. Maria Carmen.
Parabéns!
14/09/2017
Eduardo Câmara
Prezada Carmem.
Parabéns pelo excelente e inspirador texto. Realmente faz-se necessário uma abordagem disruptiva inovadora para o nosso modelo educacional, um desafio gigante diante do conservadorismo da maior parte das nossas instituições de ensino. Compartilho profundamente as suas ideias e percebo também o grande espaço que há nessa frente de trabalho da inovação na educação. Apenas para complementar gostaria de trazer a relevância dos processos de criatividade na comunicação digital, como um dos instrumentos de que transformação e suporte para esse avanço, ou seja criatividade e comunicação em prol da inovação na educação.
13/09/2017
Janaina Moutinho Costa
Sem dúvida, a inovação é necessária; mas quem inova são pessoas, logo o investimento nos professores precisa acontecer.
É certo que uma instituição privada precisa de lucros, mas seu lucro virá com um corpo docente referendado e assim teremos alunos que possam se desenvolver.
13/09/2017
Jonatas Turcato Syrayama
PROF. Carmem, sempre é bom aprender contigo. Realmente faz necessário diversas mudanças, porém mudanças na cultura e no pensamento já enraizado é primordial. Parabéns!
13/09/2017
Norberto Paul
O artigo da Profa. Ma. Carmem indica os caminhos que as IE´s devem seguir. Inovação, disrupção criativa, metodologias ativas, design thinking devem ser consideradas ferramentas que levem os alunos a desenvolver as competências necessárias para sua atuação profissional e, ao mesmo tempo, façam com que as Instituições estejam mais próximas ao que as organização desejam dos egressos.
Parabéns à autora pela visão e compartilhamento.
13/09/2017
Roberto Gameiro
Parabéns, Carmen. Mais um artigo da sua lavra, substancioso e com foco bem definido. Ressalto a parte em que você escreve que para a formação de indivíduos criativos e inovadores é imprescindível a formação de uma equipe de docentes e gestores performáticos. Considero que a palavra equipe define, de forma bem assertiva, uma das principais características de um corpo docente/diretivo eficiente e eficaz.