Georgia Rivellino de Barros
Gerente de Marketing da Elsevier Brasil
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A era da conectividade chegou às universidades. Cada dia mais os alunos se interessam por conteúdos diferentes, que tragam a oportunidade de aprendizado com ferramentas alternativas e mais antenadas com a preferência da Geração Z.
Entre as oportunidades de interação existem diversas possibilidades: banco de imagens, referências, perguntas e respostas, vídeos e animações.
Em diversos cursos de graduação, estudantes e professores já utilizam dessas ferramentas para aumentar o interesse dos alunos nos conteúdos oferecidos, estimular o estudo fora da sala de aula e incrementar o aprendizado.
Um dos exemplos é o material de apoio da nova edição da consagrada obra referência mundial da fisiologia, Guyton & Hall, o Homem Virtual, uma maneira de estudar fisiologia em 3D. Desenvolvido especialmente pela Telemedicina da USP, é uma ferramenta de aprendizado interativo com vídeos gratuitos – para quem compra o livro – em computação gráfica, maneira de aprender de forma visual e dinâmica para fazer a correlação entre a anatomia e a fisiologia e seu impacto clínico, uma grande dificuldade para quem está aprendendo.
Os vídeos do Homem Virtual de Guyton & Hall correspondem a processos fisiológicos abordados no livro e permitem o uso como roteiro educacional para ler, ver a imagem, interpretar, discutir e compreender de maneira fácil os diversos aspectos de fisiologia e fisiopatologia. Permitem também que o professor use como um instrumento para facilitar a transmissão do conhecimento, estimulando ainda mais debates entre os alunos. O projeto Homem Virtual foi criado pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP e também está disponível para acesso para quem comprar o Guyton Tratado de Fisiologia.
Para saber mais sobre o Homem Virtual de Guyton & Hall acesse: https://www.elsevier.com.br/guyton-2017/.




