Paulo Presse Analista Estatístico, atua nas áreas de Estudos de Mercado e Análises Estatísticas. Graduado em Matemática, professor universitário e Especialista em Docência no Ensino Superior. Paulo@hoper.com.br ***Uma gestão de sucesso não se descreve só com palavras, ela também é demonstrável pela eficiência de seus indicadores. É com esse conceito sucinto que evidencio a importância do uso dos indicadores na gestão de uma instituição de ensino superior (IES).
Hoje, torna-se inegável a importância dos indicadores em nosso cotidiano, a exemplo de um diagnóstico médico, ou até de um parecer econômico sobre uma instituição, lá estão eles inseridos, dando sustentabilidade de argumentação ao parecerista.
Podemos entender um indicador com sendo um índice de monitoramento de algo que pode ser mensurável, um valor quantitativo realizado ao longo do tempo (uma função estatística) que busca obter informações sobre características, atributos e resultados de um produto/serviço, sistema ou processo. Fornecem informações essenciais para o gestor no processo de tomada de decisão.
Em uma organização focada em resultados, um elemento primordial na gestão é o uso de indicadores de desempenho institucional. Neste contexto, temos dois tipos básicos:
- Indicadores de Resultados (outcome): quando se tem a necessidade de aferir resultados, os quais estão associados aos objetivos da organização (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI). Percebemos aqui a personalização do indicador a IES.
- Indicadores Direcionadores do Desempenho (drivers): quando se busca avaliar se as ações e atividades em curso estão conduzindo a IES aos objetivos/resultados esperados. Permitem avaliar a tendência e a convergência das ações em relação aos resultados esperados. Geralmente estão associados aos fatores críticos para o êxito e são fundamentais como elementos dos processos decisórios, no sentido de reorientar os rumos da instituição para os objetivos desejados.




