“Analítica da Aprendizagem, em tese, permite e estimula adaptações, melhorando a aprendizagem à medida que reconfigura, em tempo hábil, os processos educacionais, customizando-os às realidades específicas e, sempre que possível, às características de cada um dos atores envolvidos.”Em profundo contraste com os poucos dados disponíveis até pouco tempo (basicamente notas de provas individuais), graças às tecnologias digitais, hoje dispomos de uma abundância de informações (“big data”), que nos permite tentar entender, de forma inédita e inovadora, realidades educacionais complexas. Adicionalmente às formas usuais de avaliação, podemos explorar, dentre inúmeras outras possibilidades, dados resultantes de:
- Nível e velocidade de assimilação de informações,
- Capacidade do estudante de acessar conteúdos e sua autonomia na utilização de conhecimentos,
- Características das respostas “erradas” em testes de múltipla escolha,
- Habilidades de comunicação via capacidade de interpretação e de redação de textos complexos,
- Habilidade de colaboração em equipe, percebendo e conjugando fragilidades e potencialidades de cada membro,
- Produtividade e efetividade na confecção de artefatos,
- Competência na solução de problemas e no cumprimento de missões,
- Atitudes e comportamentos socioemocionais diante de desafios complexos,
- Letramento matemático, e
- Adaptação individualizada a diferentes modos de entrega de conteúdos.