Celso Niskier*
Reitor da UniCarioca
Vice-presidente da ABMES
***
Como engenheiro, não posso deixar de notar a coincidência. A ABMES comemora, aos 36 anos, sua dupla maioridade: são 18 anos duas vezes. A história dessa brilhante instituição pode sim ser dividida em duas fases de maturidade.
A primeira, dos desbravadores Candido Mendes, Vera Gissoni e Edson Franco, colocou de pé o ideal de criar uma representação para o ensino superior particular brasileiro, que unificasse nossas lutas e desse voz aos anseios dos educadores mantenedores.
A segunda maioridade foi erguida pelo visionário Gabriel Mario Rodrigues, que, com sua diplomacia e habilidade ímpares, consolidou o trabalho e fez crescer o que é hoje a maior entidade representativa da educação superior particular. Sob sua liderança, surgiu o Fórum das Entidades e nasceu o hoje nacionalmente reconhecido Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Culminando sua profícua gestão, a ABMES possui hoje uma sede própria que enche de orgulho as muitas centenas de associações que dela fazem parte, e que a frequentam mensalmente para participar dos importantes seminários que ali são realizados.
A próxima maioridade está sendo construída a partir da liderança assertiva de Janguiê Diniz, que vem reforçando a internacionalização da ABMES e a conexão cada vez maior com as associadas regionais, contribuindo assim para que a nossa entidade seja cada vez mais representativa no cenário nacional e internacional. Conta, para isso, com uma equipe de alto nível, comprometida e atuante, sob a batuta do Diretor Executivo Sólon Caldas.
Que as próximas maioridades possam ser comemoradas com muita alegria, nessa jornada de construção de uma marca de referencia para todos os educadores brasileiros, pois essa é a missão inabalável da nossa querida ABMES.




