Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária
Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
***
Os pais têm o dever de ser os primeiros educadores dos filhos, daí toda atenção no sentido de dar aos filhos a motivação para o estudo, desde cedo, criando para isso o melhor ambiente em casa. Pois quando os filhos se sentem estimulados pelos pais, certamente terão melhor progresso na escola.
Há muitos casos inclusive de pais que são os primeiros a alfabetizarem os filhos. Nesse sentido, há iniciativas que valorizam o ambiente em casa para a melhor formação. Hoje, inclusive, crescem no País bem-sucedidas experiências de homescooling, comprovando que é possível, sim, que os filhos recebam em casa uma boa educação, em todos os aspectos. Para isso, os pais devem se informar e se aprimorar, e encontrar meios para garantir aos filhos o acesso ao conhecimento, não apenas às informações (hoje muitas delas facilmente obtidas pela internet), mas aos princípios e valores que formam a pessoa como um todo, como um ser humano ético e criativo.
O processo educativo não é apenas formal, mas envolve também os aspectos emocionais. Como explica a psicóloga Juliana Spinelli Ferrari, em seu artigo "Papel dos pais na educação: a dimensão emocional da formação": Quando os pais se aproximam dos conteúdos aprendidos na escola e demonstram interesse, essa atitude reflete diretamente no comportamento dos filhos. O papel dos pais na educação dos filhos é, portanto, emocional. “É o peso da relação familiar estabelecida com o mundo, com a ciência, com o conhecimento e, por isso, tão importante e determinante na formação dos filhos”. O comprometimento dos pais, portanto, é imprescindível para que os filhos se sintam motivados e apoiados, e, com isso, conseguirem bons resultados. É assim que passam a estudar com gosto, com dedicação, certos de que assim poderão prosperar. Por isso, o incentivo dos pais é fundamental, não apenas quando ainda são crianças, mas até mesmo durante os estudos no nível superior.
Certamente esse é o maior investimento que os pais podem fazer em seus filhos, porque dessa forma os preparam para os desafios da vida e para acertarem mais nas escolhas que fizerem, profissionais e pessoais. É a partir dessa interação e partilha, desse envolvimento, que os filhos poderão se tornar adultos e conscientes de seus direitos e deveres, e darem assim a melhor contribuição para a sociedade, como cidadãos e seres humanos. por isso valorizamos todo o esforço dos pais nesse sentido, pois é a partir dessa base que podemos alcançar os melhores níveis de educação.




