Alberto Costa
Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores
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Durante o processo de internacionalização todas as instituições devem se atentar a um ponto essencial dentre todas as mudanças que precisam ser feitas e adotadas: o método de abordagem de ensino, que diz respeito à forma como o conhecimento será passado pelos professores para os alunos, tanto nacionais quanto internacionais. A abordagem de ensino é extremamente importante pois ela é a origem para a promoção de conexões globais para a cooperação acadêmica internacional.
A decisão de qual será a abordagem usada faz parte da discussão sobre a implementação da política de idiomas e depende geralmente do departamento de internacionalização da universidade ou até mesmo da faculdade específica dentro da Instituição de Ensino Superior (IES).
Dentro desse contexto, existem três abordagens mais usadas atualmente: EMI PBL e CLIL, que serão abordadas mais a fundo a seguir:
CLIL
Content and Language Integrated Learning ou, em tradução livre, Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Idioma, diz respeito a situações em que disciplinas, ou parte delas são ensinadas por meio de uma língua estrangeira com o objetivo duplo de aprendizagem do conteúdo e de uma língua estrangeira simultaneamente.
EMI
Na tradução literal a sigla para English as a Medium of Instruction significa inglês como meio de instrução e refere-se ao uso do inglês na oferta de disciplinas ou cursos de graduação e pós-graduação. Essa é uma prática que vem crescendo com rapidez no mundo, e o grande diferencial que faz com que a sala de aula se engaje em torno de um assunto está sempre na metodologia do professor. É essa habilidade que permite que ele transmita seu conhecimento de uma maneira que fará com que os estudantes entendam e o absorvam enquanto aprendizado.
PBL
Em tradução literal a sigla para Problem based learning significa aprendizagem baseada em problemas e é muito usado em escolas de medicina ao redor do mundo. Ele é um método no qual problemas do mundo real são usados como veículo para promover a aprendizagem dos conceitos e princípios pelo aluno, diferente da apresentação direta de fatos e conceitos.
Na prática, os alunos usam o cenário de um problema para definir seus próprios objetivos de aprendizagem. A partir daí, cada um deles faz um estudo direcionado que posteriormente é levado para discussão no grupo com o intuito de refinar o conhecimento adquirido. É importante notar que o PBL não se refere à solução de problemas em si, mas os usa para aumentar o conhecimento e a compreensão de um determinado assunto.
O PBL pode, portanto, ser considerado um método de ensino para pequenos grupos que combina a aquisição de conhecimento com o desenvolvimento de habilidades e atitudes genéricas. A apresentação do material como estímulo à aprendizagem permite que os alunos compreendam a relevância dos conhecimentos e princípios científicos na prática.
É de extrema importância entender cada um desses conceitos de forma clara, pois esse é o ponto de partida quando falamos a respeito do conhecimento passado dos professores para os alunos. A escolha da abordagem precisa estar alinhada com a necessidade de cada instituição e, principalmente, da população de alunos. O EMI, para ser implementado, demanda um nível mais alto de domínio do idioma, enquanto o CLIL vai ensinar a língua ao mesmo tempo que passa o conhecimento a respeito do conteúdo. Já o PBL, antes de ser implementado, precisa de um meio de instrução já definido.




